Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ALINELE LUCENA SOARES

DISCENTE : MARIA ALINELE LUCENA SOARES
DATA : 01/03/2021
LOCAL: Videoconferência.

Proposta de um instrumento de mapeamento de competências para capacitação docente na UFCA.

Mapeamento Competência -Competências Docente

Este projeto parte da reflexão sobre docência e competências, objetivando a construção de um instrumento de mapeamento de competências para a capacitação docente na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Os fatos comprovam que a docência é um importante determinante do sucesso ou fracasso do processo educacional e tem grande responsabilidade pelos resultados esperados. No âmbito federal, é a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) que define as diretrizes do desenvolvimento profissional. Ela compreende o processo de desenvolvimento do servidor público por meio do diagnóstico de competências. O mapeamento de competências é a primeira etapa, das quatro que compõem o planejamento sistemático que envolve o Sistema de Capacitação Baseado em Competências (SCBC). No caso da UFCA, há um empenho para que as ações de capacitação propostas aos docentes atendam aos pressupostos da Gestão por Competências. A universidade tem realizado ações de formação continuada de professores, mas ainda não apontou um programa de formação continuada para estes profissionais. Assim, este projeto compreende uma proposta de intervenção que se dará através de três métodos qualitativos para investigar e analisar os dados: pesquisa bibliográfica, documental e levantamento. O instrumento proposto será elaborado a partir de uma análise comparativa, através da interpretação dos dados apontados pelos docentes da UFCA e o corpo teórico que cerca o tema. Espera-se contribuir para a capacitação dos docentes da UFCA, de forma que o instrumento de mapeamento de competências auxilie no seu desenvolvimento pessoal e profissional, tornando-os professores cada vez mais empoderados e qualificados e ajudando a Gestão Pública a cumprir o compromisso de transformar os papeis e responsabilidades dos professores, bem como as condições de ingresso na profissão e de formação.

Externa à Instituição - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO - UFPB
Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO