Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCELIO BATISTA DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUCELIO BATISTA DE AZEVEDO
DATA : 30/11/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE SOBRE A IMAGEM ORGANIZACIONAL: O CASO DO IFRN – CAMPUS SANTA CRUZ


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação Pública. Comunicação com a Sociedade. Gerenciamento de Imagem. Identidade Organizacional. Expressividade Organizacional.


PÁGINAS: 68
RESUMO:

A comunicação com a sociedade é um dos pilares da atuação das Instituições Federais de Ensino, visto que, enquanto organizações públicas, possuem como finalidade a promoção do bem comum e do interesse coletivo, necessitando, pois, estabelecer uma relação dialógica com os seus diversos públicos. Essa prática comunicativa, ademais, tem potencial para contribuir na construção e no gerenciamento de uma boa imagem organizacional. Nessa perspectiva, a pesquisa se propõe a analisar a influência da comunicação com a sociedade sobre a imagem organizacional no contexto do IFRN, mais precisamente do Campus Santa Cruz, tomado como lócus de investigação. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa, que adotará como estratégia de pesquisa o estudo de caso. As interfaces entre comunicação e imagem organizacional serão exploradas à luz de um modelo conceitual construído com fundamento em princípios de expressividade organizacional e na corrente teórica de identidade projetada. Os procedimentos metodológicos que darão suporte à coleta de dados serão: pesquisa documental, observação sistemática, entrevista com gestores e survey. Os três primeiros procedimentos garantirão o aporte informacional necessário para que seja apresentado um panorama da comunicação IFRN-Sociedade. O survey será aplicado junto a residentes da municipalidade de Santa Cruz/RN, no intuito de avaliar a comunicação institucional com a sociedade, na perspectiva da expressividade organizacional, e verificar a imagem atribuída à unidade local do IFRN pelos munícipes. Os dados qualitativos serão analisados e interpretados por meio de análise descritiva com viés funcionalista;  e os dados quantitativos, por via de análise estatística descritiva. Para correlacionar os aspectos da comunicação e da imagem e, com isso, atender ao objetivo geral do estudo, será aplicada a técnica de regressão linear múltipla. À luz dos resultados obtidos, serão propostas diretrizes para orientar a prática comunicativa do IFRN, com vistas ao gerenciamento da imagem organizacional.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Presidente - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Interna - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Notícia cadastrada em: 17/11/2020 16:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao