Banca de DEFESA: LAWRENCE PRAXEDES MARIZ

DISCENTE : LAWRENCE PRAXEDES MARIZ
DATA : 18/05/2020
LOCAL: Videoconferência.

GESTÃO DE EXPECTATIVAS NA UNIDADE DE AUDITORIA INTERNA DO IFRN: UM ESTUDO DE CASO

auditoria interna governamental; normas de auditoria; diferenças de expectativas em auditoria; gestão de expectativas.

A presente dissertação tem como objetivo compreender como é realizada a gestão de expectativas na unidade de auditoria interna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. A metodologia adotada classifica-se quanto aos procedimentos, como descritiva e exploratória; quanto aos objetivos, estudo de caso e pesquisa documental; e quanto à abordagem, qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos os registros e documentos institucionais, a entrevista individual com o Auditor-Chefe e o grupo focal com os auditores do IFRN. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e análise documental. Os resultados demonstraram que a fase de conhecimento (identificação e coleta das expectativas dos key stakeholders) possui uma rotina de procedimentos pré-definida, na qual o principal instrumento utilizado é o Levantamento de Informações. Quanto à fase de consideração das expectativas, verificou-se que a unidade não possui uma rotina de procedimentos para orientar os auditores nessa etapa. Em virtude disso, constatou-se a presença de fragilidades que podem interferir na efetividade e qualidade dos trabalhos, na imparcialidade dos julgamentos profissionais e na mitigação das diferenças de expectativas. Diante dessas fragilidades e considerando que a literatura aponta que o cenário atual evidencia o surgimento de novas expectativas e a ampliação destas em torno da auditoria interna, conclui-se que o momento da análise das expectativas das principais partes interessadas merece atenção, sendo relevante estabelecer procedimentos de orientação aos auditores, a fim de afastar ou mitigar as fragilidades detectadas.

Externa à Instituição - ALBA DE OLIVEIRA BARBOSA LOPES - IFPE
Interna - 345845 - JOMARIA MATA DE LIMA ALLOUFA
Presidente - 010.461.894-92 - RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO - UFRN
Notícia cadastrada em: 04/05/2020 14:32