Banca de DEFESA: DANILO HENRIQUE DE MEDEIROS MACEDO

DISCENTE : DANILO HENRIQUE DE MEDEIROS MACEDO
DATA : 15/05/2020
LOCAL: Videoconferência.

GESTÃO DE PROJETOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA PROPOSTA DE GESTÃO VISUAL PARA O CAMPUS SANTA CRUZ

Instituto Federal; setor público; projetos estratégicos; Gestão de projetos; Gestão visual; LCC – Life Cycle Canvas.

A partir dos anos 80, diversos países promoveram inúmeras reformas gerenciais no setor público – orientando-o e aproximando-o das práticas de mercado. Emergidos nesse ambiente de grande volatilidade e complexidade do setor público, as boas práticas de gestão de projetos têm ganhado espaço e se tornado palavras-chave nesse processo de reorganização e do melhor atendimento das demandas públicas. Esse trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de gestão visual de projetos no âmbito do IFRN/Campus Santa Cruz, a fim de promover uma melhor execução e acompanhamento dos seus projetos estratégicos, dispostos no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019-2026. Diante da sua simplicidade, flexibilidade e os benefícios reconhecidos na literatura, optou-se por utilizar a ferramenta de gestão visual de projetos Life Cycle Canvas (LCC) para a elaboração desse modelo. Do ponto de vista metodológico, essa pesquisa se classifica como aplicada, exploratória, descritiva, documental e estudo de caso. Para fins de coletas de dados, foi realizado um grupo focal com os Servidores, além de observações assistemáticas e pesquisa documental, com a finalidade de detectar-se as principais dificuldades e gargalos na gestão dos projetos estratégicos do IFRN, particularmente no contexto do Campus Santa Cruz. As informações coletadas foram analisadas, basicamente, através de análise documental e análise de conteúdo. Por fim, com base nas percepções e sugestões dos participantes da pesquisa, foi construído – coletivamente – um modelo de gestão visual, baseado na ferramenta Life Cycle Canvas (LCC), bem como recomendado o uso de indicadores de desempenho e das ferramentas de apoio ao LCC. Espera-se que a implantação do modelo proposto, nos termos sugeridos nesse projeto de intervenção, possa inserir as boas práticas de gestão de projetos no IFRN, especialmente no Campus Santa Cruz, contribuindo sobremaneira com os processos de planejamento, execução, monitoramento e controle dos projetos estratégicos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Presidente - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - RAFAEL RODRIGUES DA SILVA - IFRN
Interno - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS
Notícia cadastrada em: 04/05/2020 11:59