Banca de QUALIFICAÇÃO: REINALDO SANTOS OLIVEIRA JÚNIOR

DISCENTE : REINALDO SANTOS OLIVEIRA JÚNIOR
DATA : 09/09/2019
LOCAL: Sala 02, NEPSA I

GESTÃO DE CUSTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CUSTOS DO GOVERNO FEDERAL (SIC) NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS).

Custos na administração pública. Tomada de decisão. Controle. SIC.

Os gestores públicos são pressionados a melhorar a qualidade dos serviços públicos fornecidos a sociedade. A precarização desses serviços juntamente com um cenário de escassez de recursos fomenta uma série de medidas necessárias para o atendimento das demandas populacionais, dentre essas medidas, instrumentos capazes de proporcionar a gestão pública subsídio para a tomada de decisão e o exercício do controle pela sociedade e pelos órgãos de controle são inseridos no âmbito da administração pública na busca da realização de gastos com eficiência. Nesse contexto, o Tribunal de Contas da União (TCU), por meio do Acórdão TCU nº 1078/2004, determina providências para adoção de sistema de custos nas instituições públicas federais. Para atendimento da solicitação, a Secretaria do Tesouro Nacional, através da Portaria STN nº 157, cria o Sistema de Informações de Custos do Governo Federal (SIC) em 2011. O objetivo deste trabalho é propor a implementação do SIC no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. A metodologia adotada para a pesquisa classifica-se quanto à natureza aplicada, qualitativa, quanto à abordagem, no que concerne aos objetivos classifica-se como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos, bibliográfica e documental. Os dados serão coletados através de grupo focal, sendo tratados por análise de conteúdo.

Interno - 2842635 - FABIO RESENDE DE ARAUJO
Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
Interno - 010.461.894-92 - RICHARD MEDEIROS DE ARAÚJO - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/08/2019 14:38