Banca de DEFESA: JEAN VALÉRIO GOMES DAMASCENO

DISCENTE : JEAN VALÉRIO GOMES DAMASCENO
DATA : 11/04/2019
LOCAL: Sala 02, NEPSAI

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO: ESTUDO NO SETOR DE COMUNICAÇÃO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE

Comunicação Organizacional. Comunicação Pública. Serviço Público. Assembleia Legislativa

Este projeto de intervenção trata da comunicação, a qual tem, cada vez mais, assumido relevância estratégica na gestão das organizações, fundamentalmente, nas instituições públicas. Tem como objetivo geral propor um modelo para a gestão do Setor de Comunicação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, que contemple os princípios da comunicação pública e as necessidades organizacionais. E como objetivos específicos pretende-se: descrever a estrutura organizacional e o modelo de gestão atual do setor de comunicação da ALRN; como também, investigar os limites e potencialidades do setor de comunicação e sua gestão, baseado nos quatro eixos da comunicação pública: transparência, acesso, interação e ouvidoria social; e ainda, identificar as necessidades comunicacionais da ALRN na percepção dos servidores e legisladores. O referencial teórico enfatiza a gestão pública, a comunicação nas organizações, seu enfoque como ferramenta estratégica, como também destaca as funções da comunicação, além da comunicação no setor público e, por fim, aborda o modelo de Duarte (2007). Metodologicamente, fez-se uso da pesquisa descritiva, tipo estudo de caso. Os dados foram coletados através de dois instrumentos: um questionário aplicado com 535 servidores da ALRN e uma entrevista semiestruturada feita com a gestora do Setor de Comunicação. Os dados foram analisados quantitativa (frequência) e qualitativamente (análise de conteúdo). Os resultados demonstram a necessidade de aprimoramento no Setor. Assim, estabeleceu-se as seguintes propostas: criação do Setor de Ouvidoria Social; criação do Organograma; relatório de atuação do Setor; criação de formulário de solicitação de serviço; integração da TV Assembleia ao Setor de Comunicação; e desenvolvimento de estratégias de marketing para divulgar o Setor. Com isto, conclui que todos os objetivos da pesquisa foram atingidos, que os resultados do trabalho poderão contribuir para melhoria do Setor e que o modelo de Duarte (2007) foi relevante, considerando as técnicas relacionadas à: transparência, acesso, interação e ouvidoria social, para elaborar as propostas.

Presidente - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Externo ao Programa - 1149558 - FRANCISCO DE ASSIS DUARTE GUIMARAES