Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA SODRÉ DÓRIA

DISCENTE : ADRIANA SODRÉ DÓRIA
DATA : 06/09/2017
LOCAL: Setor V sala d4

Um paradoxo nas compras do Instituto Federal de Sergipe: O modelo descentralizado e a adoção do sistema de registro de preços

Compras públicas. Centralização. Padronização. Economia de escala. Sistema de registro de preços.

A presente proposta de intervenção tem por objetivo estabelecer um modelo de gestão de compras públicas no Instituto Federal de Sergipe adequado às necessidades da instituição e em conformidade com a proposta de compras centralizadas, para aquisição de bens e serviços comuns, no âmbito do IFS, na expectativa de que esse modelo, uma vez implementado, venha a aperfeiçoar o processo de compras e eliminar os problemas existentes nessa área. Para tanto, se propõe a: identificar os bens e serviços comuns a todas as unidades gestoras do IFS por meio do mapeamento dos pregões eletrônicos (tradicionais e SRP) realizados durante o período de 2011 a 2016; analisar as especificações dos bens e serviços comuns solicitados pelas unidades para formatar os formulários padrão no sentido de ampliar as informações complementares que melhorem o processo de compra; identificar as competências exigidas para viabilizar as compras centralizadas; identificar fluxos e rotinas processuais das unidades para a formalização dos processos de compras centralizadas; verificar os problemas de comunicação existentes entre as unidades envolvidas na aquisição de bens e serviços para dar celeridade às compras; Analisar a adequação da estrutura organizacional vigente para realização das compras centralizadas; definir calendários de compras para otimizar os processos. Baseando-se na literatura sobre compras públicas, com ênfase para o pregão e o procedimento de registro de preços, além de uma abordagem de destaque para a centralização do processo de compras governamentais, será desenvolvida uma pesquisa aplicada e exploratória, com abordagem qualitativa. Utilizando-se a estratégia do estudo de caso, o trabalho será realizado em duas etapas: o diagnóstico do modelo de gestão de compras do IFS e a proposta de um modelo que se adeque às suas necessidades, conduzindo-o para a centralização. Serão utilizadas como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, e entrevistas com o apoio de realização de grupo focal. Pretende-se ainda com este projeto de intervenção poder contribuir com melhorias no desempenho organizacional e na disseminação de conhecimentos aos profissionais, pesquisadores e demais interessados pela temática deste trabalho.

Interno - 1754953 - HIRONOBU SANO
Presidente - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAUJO
Interno - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS
Notícia cadastrada em: 01/09/2017 17:20