O processo da inclusão de alunos com deficiência em uma instituição federal de ensino.
Inclusão, Gestão, Políticas de Inclusão, Alunos com deficiência.
O presente projeto de pesquisa tem como tema central a inclusão de pessoas com deficiência em uma instituição de ensino, tendo como foco principal a atividade da gestão. A pesquisa objetiva compreender quais são os desafios enfrentados pela coordenação que tem como finalidade gerir as demandas típicas da inclusão, bem como tem o condão de entender como os discentes com deficiência percebem e avaliam as atividades emanadas da Instituição que são voltadas especificamente a eles. Para fundamentar a pesquisa foram buscados elementos históricos, teóricos, normativos e políticos da inclusão em diferentes tempos e lugares, dentre esses o Brasil. Tendo em vista conhecer mais a realidade institucional pró-inclusão do IFPB, será realizada entrevista com a gestora da coordenação mencionada, e grupos focais com os discentes e egressos. Espera-se com os resultados contribuir com o conhecimento na área, bem como com a gestão das políticas públicas voltadas aos alunos com deficiência. Essa pesquisa pode desencadear novos olhares sobre a questão da inclusão, bem como ajudar as instituições a programar suas políticas com um olhar especial à questão da deficiência.