Banca de DEFESA: MARIA DE NAZARÉ NUNES MORAES

DISCENTE: MARIA DE NAZARÉ NUNES MORAES
DATA: 01/04/2016
LOCAL: NEPSA

SISTEMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS COMO CONTRIBUIÇÃO PARA MELHORIA DA GESTÃO PÚBLICA: uma proposta de intervenção para a Unidade de Atendimento ao Educando –UAE/EAJ/UFRN

Administração Pública. Nova Gestão Pública. Gestão de Processos. Melhorias

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O presente trabalho trata sobre a sistematização de processos administrativos em organização pública federal, visando contribuir para a melhoria da gestão pública, tendo a sua abrangência delimitada à Unidade de Atendimento ao Educando-UAE/EAJ/UFRN, mediante ações propostas no Projeto de Intervenção que pretendem ensejar mudanças e melhorias na gestão do referido setor.  Ações propostas são resultantes do estudo diagnóstico realizado na UAE, no qual foram levantados os principais pontos de fragilidades de gestão, que deram respaldo para a escolha da sistematização dos processos administrativos como objeto da intervenção profissional, que se implementada pode contribuir para a melhoria do processo de trabalho da UAE, assim como, para o atendimento psicossocial e pedagógico realizado aos discentes da Escola Agrícola de Jundiaí-EAJ. Para o alcance desses resultados, o estudo fundamenta-se teoricamente nos pressupostos da Administração Pública – estudo sobre os modelos de gestão pública e as reformas, ensejando na escolha do modelo gerencial, que traz a perspectiva de uma gestão pública voltada para as necessidades do cidadão, que deve ser eficiente na sua operacionalização de seus processos e de qualidade nos seus resultados –, da Nova Gestão Pública-NGP – fundamentos e princípios do GESPÚBLICA e do Modelo de Excelência em Gestão Pública-MEGP, que fornecem contribuições práticas para a melhoria da gestão –, e  da Gestão de Processos – enquanto ferramenta de melhoria de processos, orientada para resultados que se dá através do ciclo que consiste em modelagem, simulação, emulação e encenação. Metodologicamente, vale-se da pesquisa-ação e da abordagem qualitativa cuja aplicação contribui para conhecimento da realidade, bem como orientam as ações de intervenção e de mudanças. Esse conjunto de pressupostos possibilitaram o desenho e a compreensão o modelo atual de gestão da UAE no contexto da EAJ, bem como subsidiou a elaboração das ações a serem implementadas pela gestão contidas neste estudo.

Externo à Instituição - ANIELSON BARBOSA DA SILVA - UFPB
Presidente - 2290876 - ANTÔNIO ALVES FILHO
Interno - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA
Notícia cadastrada em: 22/03/2016 10:53