Banca de DEFESA: ALBA KATARINE MARQUES DE CARVALHO

DISCENTE: ALBA KATARINE MARQUES DE CARVALHO
DATA: 28/03/2016
LOCAL: Sala D4 - Setor 5

PROPOSTA DE UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PARA O RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFRN

Avaliação de desempenho. Gestão de pessoas. Terceirização. Restaurante Universitário.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O objetivo deste trabalho foi propor um Sistema de Avaliação de Desempenho para os funcionários terceirizados do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para suprir a ausência de instrumentos avaliativos. Segundo os Contratos de Prestação de Serviço nº050/2010 e nº055/2011 da UFRN com a SAFE LOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA LTDA ME, cabe à empresa contratada promover avaliações periódicas do desempenho funcional dos funcionários terceirizados, porém a avaliação não é realizada. O processo de avaliação de desempenho serve para avaliar se os funcionários estão desempenhando suas tarefas de acordo com os objetivos e metas das organizações, além de auxiliar na detecção de falhas do serviço e de demandas de capacitação dos funcionários, contribuindo, desta forma para melhorar as condições de trabalho e o desempenho global das organizações. Para a elaboração da proposta de avaliação, optou-se pela participação de todos os envolvidos, funcionários e gestores do RU. Na coleta de dados, inicialmente, foram entrevistados funcionários terceirizados e servidores da gestão do restaurante a fim de levantar as percepções existentes sobre aspectos da avaliação de desempenho. A partir destes dados e da observação da rotina do serviço, elaborou-se uma proposta de sistema de avaliação de desempenho que foi apreciada, criticada e ajustada pelos atores envolvidos (funcionários e gestores) para formulação definitiva do instrumento.  O trabalho também apresenta as etapas necessárias à implementação do Sistema de Avaliação de Desempenho. O sistema de avaliação de desempenho proposto é possível de ser aplicado com a UFRN assumindo este processo, após modificações de cláusulas do contrato e aprovação pelo CONSAD.  Pode também servir de exemplo para outras unidades que trabalham com a prestação de serviços terceirizados viabilizando assim que a avaliação de desempenho possa fazer parte da política de gestão de todas as pessoas que trabalham na UFRN.

Presidente - 349728 - MARIA ARLETE DUARTE DE ARAUJO
Interno - 6350673 - MARIA TERESA PIRES COSTA