Banca de DEFESA: MÔNICA DA SILVA MORAIS SENA

DATA : 05/05/2021
LOCAL: remota pelo meet

Relatos de Experiência do Ensino Remoto para Olimpíadas de Matemática

Treinamento olímpico de matemática. Ensino remoto. Resoluções de problemas matemáticos. Competições de matemática. Canguru de Matemática. OBM. OBMEP. OMRN

Este trabalho apresenta um treinamento específico para competições de matemática, como o Concurso Canguru de Matemática Brasil, Olimpíada de Matematica nas Escolas Publicas (OBMEP) e a Olimpíada de Matemática no Rio Grande do Norte (OMRN). O treinamento e direcionado para alunos do Ensino Médio e foi aplicado com os discentes da Escola Estadual Antonia Guedes Martins, localizada na cidade de Lagoa D’Anta, Rio Grande do Norte. Ele consiste no desenvolvimento da capacidade dos alunos para resolver problemas matemáticos olímpicos, atraves da prática de  resoluções dos problemas encontrados nas provas das competições supracitadas. Inicialmente, formulamos a aplicação do treinamento de forma presencial, no entanto, devido a pandemia do Sars-CoV2, este foi adaptado para ser trabalhado com os discente de forma remota. Para isso, os encontros semanais, que seriam presenciais, passaram a ser síncronos, sendo realizados atraves do aplicativo Google Meet, os discentes tambem assistiram lives de resolução de problemas no Instagram e fizeram simulados online. Além disso, os discentes que não participaram dos encontros síncronos, tem a oportunidade de ter acesso aos mesmos de forma assíncrona na plataforma do YouTube.

Presidente - 1552847 - DEBORA BORGES FERREIRA
Interno - 3374650 - CARLOS ALEXANDRE GOMES DA SILVA
Externo à Instituição - ROMILDO NASCIMENTO DE LIMA - UFCG
Notícia cadastrada em: 08/04/2021 08:31