Banca de QUALIFICAÇÃO: GREICE DE ARAUJO PINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GREICE DE ARAUJO PINHO
DATA : 23/06/2025
HORA: 15:00
LOCAL: https://meet.google.com/who-voho-gxk
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL EDUCATIVO MEDIADO POR TECNOLOGIA PARA ACOLHIMENTO EM UM SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA


PALAVRAS-CHAVES:

Filme e vídeo educativo; Acolhimento; Tecnologias em saúde; Multimidia educacional.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

Introdução: Em regiões com desafios geográficos como Manaus e os municípios do Amazonas, a tecnologia emerge uma estratégia essencial para aprimorar o acolhimento e o cuidado no serviço Ambulatorial de Carfiologia do Ambulario araujo Lima (AAL). A utilização de recursos digitais como vídeos, aplicativos e plataformas interativas buscam promover suporte, informação e autocuidado de maneira acessível e contínua. Essas ferramentas tecnológicas visam reduzir a ansiedade dos pacientes, fortalecer o vínculo com os profissionais de saúde e otimizar o entendimento sobre a condição clínica, mesmo durante a espera pelo atendimento especializado, contribuindo para um sistema mais acolhedor, informativo e resolutivo. Objetivo: Elaborar um material educativo mediado por tecnologia para acolhimento do usuário no serviço ambulatorial de cardiologia. Metodologia: Trata-se de um estudo de pesquisa-ação com abordagem qualitativa, com base na análise de conteúdo das respostas de entrevista semiestruturada aberta, realizadas no Serviço de Cardiologia do AAL. A população do estudo foram 60 usuários atendidos no serviço de cardiologia do AAL. Os critérios de inclusão foram: usuários do serviço de cardiologia, de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos. Resultados: A análise revelou que a desorganização do fluxo de atendimento, a demora no agendamento de exames e a falta de orientações claras comprometiam a eficiência do serviço e a experiência dos pacientes. Como intervenção, desenvolveu-se um vídeo educativo protagonizado pelo avatar "Araujinho", que explicou, de forma lúdica e acessível, o funcionamento do ambulatório, desde o agendamento até a consulta. O material, avaliado por 21 usuários, foi considerado eficaz na transmissão de informações, reduzindo ansiedades e promovendo autonomia. Sua linguagem simples, aliada a recursos visuais e organização didática, facilitou a compreensão do fluxo de atendimento e das prioridades do serviço. Conclusão:Conclui-se que tecnologias educativas, quando aliadas ao acolhimento humanizado, podem qualificar serviços de saúde, tornando-os mais resolutivos e equitativos. A pesquisa reforça a importância de políticas públicas que priorizem comunicação clara, acessibilidade e participação ativa dos usuários, fortalecendo o SUS como sistema inclusivo e sensível às realidades locais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Externa à Instituição - SANAY VITORINO DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 11/06/2025 07:03
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