UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE A REGULAÇÃO DAS PROFISSÕES E COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL
Trabalho; Ética Profissional; Formação Profissional; Profissões de Saúde; Relações Interprofissionais.
Introdução: A colaboração interprofissional tem se consolidado em escala global como proposta para reorientação do modelo de promoção de saúde, convocando os sistemas de saúde a repensarem sua organização em direção a superarem a lógica fragmentada, uniprofissional e desarticulada que se consolidou na historia dos cuidados em saúde. Para tal ainda persistem barreiras e entraves para sua consolidação, de forma que os conselhos profissionais e associações de ensino, entidades de representação profissional, possuem papel importante para o fortalecimento da lógica interprofissional dentro do setor saúde. Porem, os debates acerca do papel desses órgãos na discussão da inteprofissionalidade ainda é incipiente, o que leva a necessidade de envolvê-los nas discussões de forma a serem agentes indutores da transformação almejada. Objetivo: Examinar a atuação dos órgãos de representação profissional, de ensino das profissões da saúde e de desenvolvimento científico e cultural dos profissionais e estudantes no debate para o avanço da colaboração interprofissional no processo de reorientação da formação e do trabalho em saúde. Método: Pesquisa qualitativa e exploratória dividida em duas etapas, na primeira foi realizada pesquisa documental com os documentos que orientam a formação e a práticas das profissões de saúde brasileiras. A segunda etapa foi realizada por meio de entrevistas com os representantes dos órgãos/instituições que regulam/orientam a formação e a prática das profissões de saúde no Brasil. Para a análise dos dados foi empregada à técnica de análise de discurso critica, em ambas as etapas, e para a primeira etapa ainda foi empreada, em parte dos resultados, a análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Resultados: As sínteses dos resultados da pesquisa estão apresentadas em formato de artigos científicos. Para a etapa de estudo documental foram propostos dois artigos, o primeiro com base na técnica de análise discurso critica, aplicada aosdocumentos que regulam as práticas profissionais, juntamente a documentos que orientam a formação das categorias da saúde, desvelou elementos de proximidade e afastamento do discurso regulatório com relação ao desenvolvimento de um agir colaborativo interprofissional. Já no segundo artigo, no qual se utilizou a analise conteúde, tomando como categorias analíticas o referencial das competências colaborativas interprofissionais, verificou-se que os documentos regulatórios nacionais apresentam proximidade com as matrixes de competências internacionais, mas ainda de forma desarticulada. Na segubda etapa, pretende-se desenvolver, a principio, um artigo que apresente a sistematização do discurso dos representantes das rganizações profissionais com relação a colaboração interprofissional, o qual encontra-se em desenvolvimento. Conclusão: A regulação da prática e da formação profissional é um fenômeno complexo e multifacetado, que precisa acompnhar as mudanças sociais, já que é influenciada e influencia o contexto social no qual esta inserida. Ademais, para que haja avanço na efetivação da colaboração interprofissional é necessário um engajamento da instancia reguladora das profissões da saúde, com vistas a real mudança na cultura profissional no sentido de superar o modelo fragemtado de produção de saúde ainda vigente.