Banca de DEFESA: RAYSSA HORACIO LOPES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYSSA HORACIO LOPES
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Remoto - video conferencia

VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO: análise de ações desenvolvidas

Água potável. Vigilância em Saúde Pública. Saúde Coletiva.  Direito Humano. Bioética. Avaliação em Saúde.

A água para consumo humano é um bem indispensável à vida, reconhecida pela Organização das Nações Unidas como direito humano fundamental, figura como metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ao orientar o acesso a água segura para todos e a eliminação de doenças transmitidas pela água até 2030. A qualidade da água é um fator de proteção à saúde e é dada mediante requisitos essenciais orientados pelos países, ou baseados nas diretrizes publicadas pela Organização Mundial da Saúde, traduzidos no padrão de qualidade e potabilidade. É recomendado que a água para consumo humano seja objeto de ações de vigilância e com isso, torna-se relevante analisar como estas ações vem sendo desenvolvidas no cenário mundial. O objetivo da tese é analisar as ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano desenvolvidas por órgãos governamentais ou serviços de saúde pública dos países. Como objetivos específicos: a) Propor um protocolo de scoping review para identificar e mapear ações e iniciativas mundiais de vigilância da qualidade da água potável implementadas por órgãos governamentais ou serviços de saúde pública; b) Identificar e mapear ações e iniciativas de vigilância da qualidade da água potável implementadas mundialmente por órgãos governamentais ou serviços públicos de saúde. Trata-se de uma revisão de escopo, baseada nas recomendações do Joanna Briggs Institute. Foram seguidas as 9 etapas: definição e alinhamento dos objetivos e questões da pesquisa; desenvolvimento e alinhamento de critérios de inclusão; descrição da seleção de evidências; busca de evidências; seleção de evidências; extração de evidências; análise de evidências; apresentação de resultados; resumo das evidências, conclusões e implicações dos achados. Adicionalmente, foi feita a consulta aos stakeholders, para socialização dos resultados da revisão. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Os resultados subsidiaram a escrita de dois artigos, sendo (1) “Vigilância da qualidade da água potável em todo o mundo: protocolo de revisão de escopo” e (2) “Ações e iniciativas de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano em todo o mundo: Scoping review. O protocolo de estudo destacou as características e etapas metodológicas que orientaram a revisão, favorecendo a replicabilidade, confiabilidade do processo de pesquisa, conferindo rigor científico ao trabalho. A revisão de escopo, identificou e mapeou as ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano desenvolvidas, seus impactos e resultados, produzindo quatro classes temáticas: (1) avaliação da cobertura, acessibilidade, quantidade e qualidade da água para consumo humano em situações de rotina e emergências; (2) análise dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos em redes de abastecimento público e soluções alternativas de abastecimento de água; (3) Identificação de contaminação domiciliar da água, comunicação e educação com a comunidade e (4) Investigação de surtos de doenças transmitidas pela água, que detalharam importantes ações e resultados nos países, permitindo a comparabilidade e identificação dos principais desafios objetos destas ações. O estudo identificou temas importantes que precisam ser analisados para que as ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano possam contribuir para o acesso seguro a água.

Presidente - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Interna - ***.382.224-** - CLÁUDIA HELENA SOARES DE MORAIS FREITAS - UFPB
Interna - ***.578.944-** - GRÁCIA MARIA DE MIRANDA GONDIM - ENSP
Externo à Instituição - Miguel Ángel Fuentealba Torres