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Banca de DEFESA: KIVYSON NUNES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KIVYSON NUNES DOS SANTOS
DATA: 14/04/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E A QUESTÃO EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA; ENSINO MÉDIO; TIPOLOGIA DAS ESCOLAS


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Demografia
RESUMO:

Em virtude do processo de transição demográfica, os formuladores de políticas públicas do setor educacional deparam-se com uma situação demográfica bastante específica, pois no instante atual, a despeito da transição demográfica, a população ainda continua crescendo, em razão da inércia demográfica; no entanto, em virtude da constante queda da fecundidade, a população jovem tende a diminuir nos próximos anos. Desta forma, em busca da universalização do Ensino Médio no país, a questão da qualidade da educação ganha destaque, inclusive, a ênfase que a estrutura física das escolas e os equipamentos de apoio pedagógico têm uma função importante na questão educacional, corroborando para um ambiente favorável ou desfavorável para o desenvolvimento dos processos educativos. Nesta perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo central relacionar a oferta de vagas, segundo tipologias das escolas, com a demanda de jovens que estarão em idade de frequentar o Ensino Médio no Rio Grande do Norte no ano de 2020, tendo como ênfase os aspectos estruturais das unidades de ensino, a partir da construção de uma tipologia das escolas, e, posteriormente, do delineamento de três alternativas prospectivas. Assim, a partir de dados do Censo Escolar do INEP e de projeções populacionais do IBGE este trabalho foi realizado em quatro etapas: i) levantamento bibliográfico sobre os assuntos relacionados com a pesquisa; ii) manipulação dos bancos de dados; iii) construção dos perfis das escolas; e, iv) construção das alternativas prospectivas. Desta forma, obteve-se como resultado final do trabalho o delineamento de três alternativas que relacionam a demanda potencial e a oferta de vagas segundo os perfis construídos, possuindo a seguinte descrição: i) a “Alternativa A” atende os requisitos elencados no PEE em relação a demanda, no entanto, não prevê melhorias nos aspectos estruturais das escolas; ii) a “Alternativa B” aponta para um aumento da oferta de matrículas, em detrimento das condições estruturais da escola que é oferecida a estes alunos; e, iii) a “Alternativa C” propicia um aumento do quantitativo das vagas acompanhado das devidas melhorias na estrutura física das escolas. Estas alternativas servem, portanto, para subsidiar a tomada de decisão em relação as metas e a efetivação da universalização do acesso alinhado com a as condições físicas necessárias para um ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CEZAR AUGUSTO CERQUEIRA - UNICAP
Presidente - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Interno - 6345253 - PAULO CESAR FORMIGA RAMOS
Notícia cadastrada em: 11/04/2016 16:01
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