PPGDEM/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO DO CCET Téléphone/Extension: (84) 99474-6779 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgdem

Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMARA LYRA DE CARVALHO TOSCANO

DISCENTE: SAMARA LYRA DE CARVALHO TOSCANO
DATA: 15/12/2015
LOCAL: Sala 04 do DDCA

Fecundidade na adolescência e Rendimento Escolar no Nordeste brasileiro: implicações sociodemográficas por meio da análise dos Censos Demográficos 2000 e 2010,

Fecundidade na adolescência; Rendimento escolar

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Demografia

O presente trabalho busca realizar uma discussão sobre as implicações sociodemográficas provenientes da combinação entre Fecundidade e Adolescência no Nordeste do Brasil entre 2000 e 2010, identificando principalmente, as possíveis relações entre a ocorrência da gravidez em idades jovens e o Rendimento Escolar das adolescentes, isso por meio da análise da literatura e investigação dos dados presentes nos Censos Demográficos entre o decênio em questão. A Região Nordeste está na segunda posição no que se refere as taxas de fecundidade em idades jovens – ficando atrás apenas da Região Norte. Além disso, é uma região que apresenta particularidades, e consequentemente, possui uma importante contribuição para o futuro demográfico do Brasil. No campo demográfico, estudos que buscam compreender as implicações das alterações na fecundidade são imprescindíveis, isso porque, possibilitam a formulação de políticas públicas em diversos setores sociais, além do que afetam diretamente os demais componentes da dinâmica demográfica atual. No que se refere a fecundidade na adolescência (considerando as mulheres de 10 a 19 anos), constata-se que este não é um fenômeno recente, mas que possui importante contribuição na dinâmica populacional brasileira. A partir da seleção de variáveis relacionadas a fecundidade e a educação buscou realizar um cruzamento de informações, e, através dos resultados obtidos analisá-los e contextualizá-los. Os dados serão tratados por meio da Análise Multivariada, mais precisamente por meio da Regressão Múltipla, que de forma geral pode ser definida como uma técnica estatística em que se analisam simultaneamente múltiplas medidas em cada indivíduo ou objeto sob investigação. Assim, por meio da Regressão Múltipla, nosso estudo procura investigar qual a relação entre a fecundidade na adolescência e o rendimento escolar das jovens mães, seja por meio da evasão, seja por meio da distorção idade-série. Não pretendemos determinar as causas da gravidez entre as adolescentes, mas compreender os fatores que estão associados ao evento e, principalmente, as implicações sociodemográficas provocadas por ele.

Presidente - 1346605 - FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE
Interno - 2081758 - LUCIANA CONCEICAO DE LIMA
Interno - 1688188 - MOISES ALBERTO CALLE AGUIRRE
Externo à Instituição - RAQUEL RANGEL DE MEIRELES GUIMARÃES - UFPR