Banca de DEFESA: JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES

DISCENTE : JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES
DATA : 27/05/2021
LOCAL: meet.google.com/jcb-ciwz-ntp

DO CAMPO BROTOU MARGARIDAS:

POLÍTICAS DE ABORDAGEM TERRITORIAL E SEUS IMPACTOS PARA AS QUESTÕES DE GÊNERO DA REGIÃO DO MATO GRANDE - RN

Gênero. Território. Políticas Públicas. Igualdade de Gênero. Rural. Participação. Desenvolvimento Territorial.

A presente pesquisa pretende verificar em que medida políticas de abordagem territorial podem impactar nas questões de gênero e empoderamento coletivo de mulheres rurais. A área de estudo concentra-se no Território da Cidadania do Mato Grande, no Rio Grande do Norte, especificamente, o colegiado territorial dessa região, denominado de Fórum do Mato Grande (FOMAG), em que foi aberta uma Câmara Temática e Comitê de Mulheres, denominado de dona Zizi, reunindo cerca de 15 lideranças femininas de todos os 15 municípios que integram a região, e que participaram ativamente do colegiado. Por meio deste estudo, foi possível realizar entrevistas semiestruturadas com dez mulheres em pleno isolamento social, devido à pandemia, de forma virtual por aplicativos como o Google Meet e WhatsApp. Para a seleção das entrevistadas foi utilizado o método conhecido no Brasil por bola de neve, que consiste em criar uma rede de confidentes, na qual cada entrevistado indica pessoas. Foi realizada ainda uma análise em 21 atas de plenárias do FOMAG que tivemos acesso, referentes aos anos de 2006, 2012, 2014 e 2015. Embora sem acesso à totalidade das atas, o estudo analítico destas nos possibilitou estruturar categorias, pautas do colegiado, a configuração de participantes, a existência e quantificação das questões de gênero. Concluiu-se que a atuação da câmara de mulheres foi importante para as lideranças femininas e para trazer ao debate do colegiado os assuntos de interesse das mulheres, inclusive fazer com que a participação e deliberação feminina acontecesse nos projetos ligados à questão econômica, pautando o viés de gênero. Enfim, ressalta-se ainda a grande importância para a autonomia, emancipação política e empoderamento das lideranças para as agricultoras do Mato Grande, através de políticas de abordagem territorial, como as analisadas a partir dos anos de 2005 até 2020.

Presidente - 3180158 - WINIFRED KNOX
Interna - 1715135 - JOANA TEREZA VAZ DE MOURA
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA CAVALCANTI ARAÚJO - IFRN
Notícia cadastrada em: 12/05/2021 09:33