Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILZA PAULA QUEIROZ ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILZA PAULA QUEIROZ ALVES
DATA : 17/04/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório DPP 1ou 2
TÍTULO:

DINÂMICA URBANA E METROPOLIZAÇÃO: PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA METROPOLITANA DE ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA NA RMN


PALAVRAS-CHAVES:

Agenda metropolitana de adaptação climática, Mudanças Climáticas, Região Metropolitana de Natal - RMN, Urbanização e Vulnerabilidade.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

A expansão das cidades trouxe consigo a problemática da desordem nos centros urbanos, provocados pelo processo de urbanização e crescimento populacional, que refletiram na ocupação em espaços de vulnerabilidade, causada pela disparidade do mau uso e ocupação do solo em áreas metropolitanas e estruturas ineficientes de moradia para as populações, geradas pelo processo da aceleração urbana. No contexto dos processos de urbanização e metropolização observa-se a presença de desigualdade socioeconômica, que refletem nas condições de estrutura socioocupacional e espacial na inserção de ocupações das populações nos espaços urbanos. Dessa forma a produção do espaço, as atividades econômicas, a forma de viver e morar nos espaços urbanos evidenciam fatores que podem provocar alterações as mudanças climáticas. Nesse sentido a proposta da dissertação busca compreender como os aspectos socioocupacionais e espaciais podem interferir nas mudanças climáticas, na dinâmica de urbanização e no contexto de metropolização da RMN. Com o objetivo de construir uma Agenda Metropolitana de Adaptação Climática na RMN, em decorrência da trajetória de ocupações urbanas irregulares na região, sob a necessidade de ordenar o território. Para a realização do trabalho serão abordados métodos qualitativos e quantitativos visando compreender as dinâmicas urbanas e metropolitanas, assim como, os impactos ambientais e climáticos através de revisões bibliográficas em artigos, livros, documentos, pesquisa de campo, instrumentos de coletas de dados a partir dos índices do IDH, Censos demográficos de 2000 a 2010, Atlas de desenvolvimento humano e o Índice de Vulnerabilidade Sócio-Climática (SCVI). O resultado obtido até o momento mostra que as ocupações socioespaciais na RMN são resultados de processos socioeconômicos, que refletem nas alterações urbanas e climáticas, resultando em um contexto de vulnerabilidade. Conclui-se é que preciso construir mecanismos de adaptação e resiliência nas cidades, reduzindo o contexto da vulnerabilidade.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374871 - ZORAIDE SOUZA PESSOA
Interno - 1014897 - CLAUDIO ROBERTO DE JESUS
Externo à Instituição - JUCIANO MARTINS RODRIGUES - UFRJ
Notícia cadastrada em: 10/04/2018 09:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao