Banca de DEFESA: JENAIR ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JENAIR ALVES DA SILVA
DATA: 31/08/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório 2 do LABPLAN
TÍTULO:

Juventude e Movimentos Sociais Juvenis em Natal/RN: Caracterização, Articulações e Contribuições à Política Pública de Juventude.


PALAVRAS-CHAVES:

Juventude; Movimentos Sociais; Participação; Influência Política; Políticas Públicas de Juventude; Natal. 


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Planejamento Urbano e Regional
RESUMO:

O campo temático sobre juventude se torna mais evidente a partir dos anos 1980 no Brasil, refletindo o debate mais amplo nas Ciências Sociais, na Ciência Política e no Campo de Públicas, dando origem a uma extensa produção bibliográfica também na área de avaliação de políticas públicas e de movimentos sociais. De acordo com a experiência brasileira da institucionalização da Política Pública de Juventude a partir de 2005 e a atuação dos movimentos sociais juvenis, esse trabalho pretende destacar o município de Natal, capital do Rio Grande do Norte, quanto a como tem se dado a articulação dos movimentos sociais de juventude e quais têm sido as suas contribuições nos debates em torno das Políticas Públicas de Juventude. O objetivo geral dessa dissertação foi analisar a influência política dos movimentos de juventude em Natal nas Políticas Públicas de Juventude do município, levando em consideração o período de 2009 a 2014. Como parte de uma pesquisa qualitativa, o campo buscou aproximar-se das narrativas dos jovens sobre o conjunto de suas experiências no interior dos movimentos sociais, as trajetórias desses movimentos, seus repertórios de ação e suas influências políticas, especificamente nas Políticas Públicas de Juventude. Como resultados a pesquisa apresenta um breve perfil da juventude natalense, a identificação dos movimentos, grupos e organizações juvenis em Natal, analisa as trajetórias de mobilização e influência dos movimentos juvenis nas Políticas Públicas de Juventude entre 2009 e 2014 e reflete sobre os desafios da participação da juventude. O presente trabalho traz luz sobre os movimentos sociais compostos por jovens que atuam na cidade, oportunizando o aprofundamento sobre a compreensão da participação como questão chave para o desenvolvimento da gestão de políticas públicas e ampliação de direitos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1014897 - CLAUDIO ROBERTO DE JESUS
Externo ao Programa - 1720819 - ILANA LEMOS DE PAIVA
Presidente - 1715135 - JOANA TEREZA VAZ DE MOURA
Externo à Instituição - PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO ARAÚJO - UEPB
Notícia cadastrada em: 20/08/2015 15:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao