Banca de QUALIFICAÇÃO: RÊNIO LEITE DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RÊNIO LEITE DE ANDRADE
DATA: 12/09/2012
LOCAL: Auditório do DFTE

ANÁLISE DO FLUXO DE CALOR ARMAZENADO NO DOSSEL DA VEGETAÇÃO DE CAATINGA NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO

Experimento Cariri; Fluxo de Calor Sensível; Método de McCaughey.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

A Caatinga constitui o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa dizer que parte de sua flora e fauna é endêmica, ou seja, não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo é caracterizada pela floresta seca composta de vegetação xerófila de porte arbóreo, arbustivo e herbáceo, com ampla variação de fisionomia e flora e elevada diversidade de espécies. Estudos de trocas de energia entre a superfície e a atmosfera são importantes, não só para caracterizar o microclima local, como identificar interações existentes entre elas. Além disso, possibilita conhecer variações do tempo e do clima da região, assim como, pode auxiliar na identificação de efeitos de atividades antropogênicas ou fatores naturais, sobre diferentes questões ambientais da região. O presente trabalho objetiva investigar o comportamento do fluxo de calor armazenado no dossel em região de caatinga nos Cariris Velhos-PB. O experimento de campo foi realizado na Estação Experimental de São João do Cariri, no período de 2000 à 2002 no Centro de Ciências Agrárias Universidade Federal da Paraíba/UFPB que fica localizado no município de São João do Cariri- no Estado da Paraíba, nas coordenadas de latitude 7º22'45,1"S, longitude 36º31'47,2"W e altitude 500 m. O modelo físico aplicado é embasado na proposta foram de McCaughey (1985) e Bernhofer et al. (2003), que integra a energia térmica do ar em várias camadas do dossel vegetativo. Os dados foram adquiridos junto ao Experimento Cariri, experimento este que foi projetado para aquisição de medidas hidromicrometeorológicas sobre períodos de 20 minutos  em região de caatinga nativa nos Cariris Velhos.

Presidente - 2235 - FERNANDO MOREIRA DA SILVA
Interno - 1235107 - GEORGE SANTOS MARINHO
Interno - 350691 - MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES
Notícia cadastrada em: 10/09/2012 10:06