Banca de QUALIFICAÇÃO: JÓRIO BEZERRA CABRAL JÚNIOR

DISCENTE: JÓRIO BEZERRA CABRAL JÚNIOR
DATA: 23/05/2014
LOCAL: Anfiteatro B - CCET

ESTIMATIVA, VARIABILIDADE E ANÁLISE DE TENDÊNCIA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Penman-Monteith. Coeficiente de Pearson. Teste de Man-Kendall.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
SUBÁREA: Meteorologia
ESPECIALIDADE: Meteorologia Aplicada

A evapotranspiração (ET) é a combinação da evaporação da água do solo e da transpiração vegetal. A sua estimativa é de extrema importância em diversas áreas da ciência, com grande relevância sobre o tempo e clima em diferentes regiões. No semiárido brasileiro (SB) há predominância de déficit hídrico na maior parte do ano, pois a ET supera a precipitação pluvial. Pouco se conhece sobre tendências da ET no semiárido com séries climatológicas. Diante disto, o presente projeto visa utilizar alguns métodos para a estimativa da ET; obtendo como referência o método padrão de Penman-Monteith, para analisar a variabilidade e tendências no seu regime, sendo esses os objetivos principais deste trabalho. Foram escolhidas três localidades no SB que dispunham de séries ininterruptas de dados (série maior que 30 anos), disponibilizados pela EMBRAPA-SEMIÁRIDO. De posse dos dados meteorológicos mensais e das estimativas da evapotranspiração de referência (ETO), será feito um comparativo por modelos estatísticos baseados em análises de correlação e regressão, coeficiente de determinação, precisão e confiança. O teste não paramétrico de Mann-Kendall aos níveis de 0,01; 0,05 e 0,10 serão aplicados para identificar se há tendências significativas. Como resultado preliminar, observou-se, em Juazeiro, BA, que outubro apresentou maior ET e junho a menor. Os métodos que obtiveram melhor correlação para esta localidade, foram o de Linacre e da Radiação Solar, com correlação “r” de 0,89 e 0,81, respectivamente.

Presidente - 1752417 - CLAUDIO MOISES SANTOS E SILVA
Interno - 2086472 - BERGSON GUEDES BEZERRA