Seminários em Neurociências 2012.1

Prezados,

Além da palestra de amanhã (quarta-feira), esta semana teremos uma palestra extra, a ser realizada na sexta-feira dia 30/03, às 14 hs, na biblioteca do ICe-UFRN:

Palestrante: Arthur Sérgio Cavalcanti
Título: Alterações do ciclo sono-vigília moduladas por dopamina e suas consequencias mnemônicas

Resumo 

As descobertas da neurociência estão em franca ascensão. A sua grande interdisciplinaridade facilita uma abordagem mais complexa do cérebro, abrangendo com profundidade diversas áreas. No entanto, muitos fenômenos que fascinam a humanidade estão longe de ser completamente elucidados; nesse contexto se encontra a relação entre a consolidação das memórias e o sono. Nesse trabalho investigamos o papel de parte do sistema dopaminérgico no processo de consolidação de memórias e na modulação das fases do ciclo sono-vigília. Utilizamos dois grupos de animais: camundongos selvagens e camundongos hiperdopaminérgicos, heterozigotos para o gene que codifica a proteína transportadora de dopamina. Observamos em camundongos selvagens que o bloqueio parcial dos receptores dopaminérgicos da família D2 pela droga haloperidol provocou déficits na consolidação da memória de reconhecimento de objetos, bem como uma redução significativa do tempo de duração do sono de movimento rápido dos olhos (MRO). Observamos também um déficit, sem intervenção farmacológica, em animais hiperdopaminérgicos; tal déficit foi revertido com a droga haloperidol. Os resultados indicam que a dopamina desempenha um papel importante no processo de consolidação de memórias de reconhecimento de objetos. Os dados também corroboram uma relação funcional entre o sistema dopaminérgico e a modulação da fase do sono MRO.

Notícia cadastrada em: 28/03/2012 10:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao