Banca de DEFESA: VITOR LOPES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VITOR LOPES DOS SANTOS
DATA: 25/02/2015
HORA: 10:00
LOCAL: INSTITUTO DO CÉREBRO
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DO CÓDIGO NEURAL


PALAVRAS-CHAVES:

neural coding, assembleias neurais, timing code, código populacional


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

   Os recentes avanços técnicos das duas últimas décadas para o registro de sinais neuroeletrofisiológicos foram essenciais para que se testassem hipóteses há muito propostas acerca de como células nervosas processam e armazenam informação. No entanto, ao permitir maior detalhamento dos dados coletados, as novas tecnologias levam inevitavelmente ao aumento de sua complexidade estatística e, consequentemente, à necessidade de novas ferramentas matemático-computacionais para sua análise.

       Nesta tese, apresentamos novos métodos para a análise de dois componentes fundamentais nas atuais teorias da codificação neural: (1) assembleias celulares, definidas pela co-ativação de subgrupos neuronais; e (2) o padrão temporal de atividade de neurônios individuais. Em relação a (1), desenvolvemos um método baseado em análise de componentes independentes para identificar e rastrear padrões de co-ativação significativos com alta resolução temporal. Superamos limitações de métodos anteriores, ao efetivamente isolar assembleias e abrir a possibilidade de analisar simultaneamente grandes populações neuronais. Em relação a (2), apresentamos uma nova técnica para a extração de padrões de atividade em trens de disparo baseada na decomposição wavelet. Demonstramos, por meio de simulações e de aplicação a dados reais, que nossa ferramenta supera as mais utilizadas atualmente para decodificar respostas de neurônios e estimar a informação de Shannon entre trens de disparos e estímulos externos.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1721223 - ADRIANO BRETANHA LOPES TORT
Externo à Instituição - BRUSS REBOUÇAS COELHO LIMA - UFRJ
Externo ao Programa - 1294916 - MADRAS VISWANATHAN GANDHI MOHAN
Externo à Instituição - MÁRCIO FLÁVIO DUTRA MORAES - UFMG
Interno - 1824636 - RICHARDSON NAVES LEAO
Presidente - 1660044 - SIDARTA TOLLENDAL GOMES RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 19/02/2015 09:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao