Ebook "Crítica descentrada para o senso comum" será lançado no Intercom NE

Durante a programação do XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, que será realizado em Mossoró-RN entre os dias 12 e 14 de junho, haverá o lançamento do ebook "Crítica descentrada para o senso comum: amostragem da reflexão acerca da comunicação contemporânea realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte", obra desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM-UFRN). O lançamento se dará no dia 14, às 18h, no campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Na ocasião, serão distribuídos CDs com a obra.

Título: Crítica descentrada para o senso comum: amostragem da reflexão acerca da comunicação contemporânea realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Organizadores: Euzébia Muniz (mestranda PPgEM/UFRN), Juliana Bulhões (mestranda PPgEM/UFRN) e Sebastião Guilherme Albano (Docente PPgEM/UFRN)

Editora: EDUFRN - Editora da UFRN

Publicação: 2012

ISBN: 978-85-425-0018-9

Vários autores

Fragmento da apresentação:

O título do compêndio encarna a sensação de que nossos textos aludiam a inquietações concernentes a uma crítica ou a uma descrição das frágeis cristalizações que o senso comum imprime à percepção das coisas. Avessos a mistificações oportunistas, distantes das bravatas psicóticas que se fazem passar por formulações críticas incorporadas em uma falsa subjetividade do professor ou do aluno universitário (tanto faz, uma vez que são espécimes endógenos do funcionalismo público brasileiro), alheios às imposturas do rigor que se arvora em posições teóricas perversamente ambíguas, os componentes desse coletivo provisório parecem reconhecer sua posição de subalternidade apenas quando são integrados a um sistema, algo senil de autorização do conhecimento (a academia). Em face de que, em realidade, o conjunto dessa Crítica descentrada para o senso comum: amostragem da reflexão acerca da comunicação contemporânea realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte indica a possibilidade de um pensamento arejado e aguto a partir de certas margens, talvez as necessárias para guardar uma distância saudável do centro.

Link para download: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/6227

Notícia cadastrada em: 30/04/2013 10:51