Mini curso: Esferas públicas locais e globais com professor da UNAM

Curso: Esferas públicas locais e globais
Ministrante: Doutor Omar Nuñez, Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
Dias: 15 e 16 de outubro
Horário: 18h30 -22h
Local: Auditório B do CCHLA

Resumo:
O curso visa a levantar uma reflexão acerca do advento de uma ilusão de multiplicidade de esferas públicas na sociedade contemporânea. Tratamos de estabelecer parâmetros críticos para o projeto de ocidentalização do mundo levado a termo por instituições de cunho multinacional, mormente orquestradas pelos países centrais da modernidade, em seu intuito de conformar uma só esfera pública com roupagem múltipla. Tópicos como a globalização, o multiculturalismo, o meio ambiente, a democracia e a redução da importância dos Estados nacionais são comuns a todas as manifestações discursivas reproduzidas nas esferas públicas locais denotando por si mesmo um programa de homogeneização das agendas políticas e da imaginação das diversas regiões do mundo. Este tema é de grande relevância no pensamento das Ciências Sociais contemporâneas e sua discussão durante o curso que projetamos atualizará a comunidade acadêmica em suas perspectivas mais recorrentes.
O professor Omar Nuñez tem trabalhos na área dos processos políticos e da formação de opinião pública na América Latina e seu curso estará centrado na transição democrática dos países da região e o papel dos meios na conformação de uma nova esfera pública.

Inscrições via SIGAA, para os não-alunos da UFRN haverá lista de presença.

Organizador: Prof. Dr. Sebastião Guilhereme Albano da Costa  - Departamento de Comunicação Social da UFRN
Contato: sgac@ufrnet.br / 8717-0783
Notícia cadastrada em: 13/10/2012 12:34