Banca de DEFESA: GUSTAVO LEITE SOBRAL

DISCENTE: GUSTAVO LEITE SOBRAL
DATA: 17/02/2012
LOCAL: Auditório D do CCHLA

Jornalismo cultural em texto, imagem e cor

Comunicação; Jornalismo; Jornalismo Cultural; Jornalismo impresso; Jornal

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração
ESPECIALIDADE: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico)

O tema deste trabalho é o Jornalismo Cultural. Uma apresentação e discussão de temas pertinentes ao jornalismo especializado em cultura nas páginas do jornal diário. A partir da leitura de alguns jornais, se traça considerações gerais acerca dos caminhos do jornalismo e dos estudos sobre jornalismo com o objetivo de apresentar o jornal que hoje se produz no Brasil, em texto, imagem e cor. O resultado é a descoberta do jornal como forma, desde o texto, escolhas lexicais e sintáticas, passando pelas imagens, composição, escolha e determinação da pauta, ao arranjo destes elementos na página, em respeito ao projeto editorial de diagramação. A conclusão a que se chega que há vários "eus" que governam o jornal diário, e que fazem o jornalismo cultural inovador, porta de entrada às mudanças no jornalismo.

Presidente - 6348127 - JOSIMEY COSTA DA SILVA
Interno - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO