Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA PATRÍCIA OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA PATRÍCIA OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 12/12/2019
LOCAL: Sala 1B - DECOM

A Narrativa Imagética e Sonora em Amorteamo (2015)

Amorteamo, Narrativa fantástica, Melodrama, Expressionismo Alemão, Semiótica da Cultura.

Esta pesquisa se propõe estudar as ficções seriadas televisivas, sobretudo as que contem na sua narrativa elementos fantásticos, sendo assim selecionamos a microssérie Amorteamo de direção geral de Flávia Lacerda, veiculada pela Rede Globo de Televisão no ano de 2015 como nosso objeto de estudo. A microssérie foi inspirada livremente na obra Assombração do Recife Velho de Gilberto Freyre, além de outras fontes como o filme em stop motion A Noiva Cadáver (2005) de Tim Burton. Refletimos a microssérie Amorteamo a partir dos principais elementos que compõem a narrativa sobrenatural ambientada no Nordeste. A lenda tradicional e a sua circulação na contemporaneidade, o melodrama e a literatura fantástica são abordados bem como a estética e a musicalidade das cenas. O expressionismo alemão é o conceito visual trabalhado na obra e está representado nos cenários disformes e desgastados e no figurino das personagens.  O som é enaltecido na obra audiovisual através das cenas musicadas, logo se faz necessário compreender o imbricamento que há entre as imagens expressionistas e a sonoridade de Amorteamo. Para realizar tal interpretação buscamos a semiótica da cultura de origem russa, representada pelo linguista Iuri Lotman e a pesquisadora brasileira Irene Machado por compreender que essa teoria nos fornece categorias de análise que nos permite discutir toda simbologia presente nas imagens e nos sons da microssérie. A tese que norteará a pesquisa em Amorteamo busca refletir a construção de sentidos que exalam dos sistemas semióticos da cultura na narrativa imagética e sonora sobretudo os que dialogam com a dicotomia vida e morte. No nosso percurso interpretativo utilizamos principalmente a contribuição teórica de Todorov (2006), Propp (1984), Greimas (1973), Eisner (1985), Lira (2013), Chion (2016), Rodriguez (2006), Leite e Guerra (2002) Machado (2007) e Ramos (2007).

Externo ao Programa - 1693229 - GILMAR SANTANA
Presidente - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA MUNGIOLI - USP
Interna - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO