Banca de DEFESA: DAYANNE CRISTINE DE OLIVEIRA LEITE

DATA: 01/03/2016
LOCAL: Auditório D, CCHLA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

A TV NA SEGUNDA TELA: um estudo sobre a interação via aplicativo

Segunda tela; Interação; Televisão; Aplicativos; Produção de Sentido.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Rádio e Televisão
ESPECIALIDADE: Videodifusão

O hábito de usar uma segunda tela enquanto se assiste à televisão é uma das mais recentes experiências interativas dos telespectadores. O conteúdo televisivo tem se expandido para dispositivos móveis, como tablets e celulares, em consequência da convergência dos meios, da digitalização dos dados e de uma postura mais participativa da audiência que não abre mão de interagir, seja com o conteúdo ou com outras pessoas durante sua experiência televisiva. Tal relação com a mídia contribui para uma nova produção de sentidos ainda carente de análises. Diante do exposto, esta dissertação visa analisar, por meio de um estudo de caso, como se dá a produção de sentidos na relação de poder e controle que ocorre na interação entre a audiência conectada e conteúdo interativo do aplicativo móvel BBB15, do programa Big Brother Brasil, da Rede Globo de Televisão, tendo em vista a aplicação dos conceitos de Hipermediações de (Scolari, 2008), de Cultura participativa por (Jenkins; Ford; e Green, 2014) e de Transmidiação por (Fechine, 2013, 2014).

Presidente - 1691934 - TACIANA DE LIMA BURGOS
Interno - 2178719 - MARCELO BOLSHAW GOMES