Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEBER FEMINA DA SILVA

DISCENTE: CLEBER FEMINA DA SILVA
DATA: 28/11/2014
LOCAL: Auditório C do CCHLA

A construção das identidades profissionais dos estudantes de jornalismo da UFRN

Identidade Profissional; Jornalismo; Estudantes; Ensino de Jornalismo; UFRN.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração
ESPECIALIDADE: Teoria e Ética do Jornalismo

Ter uma atividade profissional é extremamente importante para o ser humano. São os significados que o indivíduo atribui à determinada profissão que irão projetar seu papel social para a sua vida e, consequentemente, sua identidade. O Jornalismo não foge a esse preceito. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo investigar como ocorre a construção da identidade profissional em Jornalismo. Para isso, decidimos realizar nossa pesquisa junto a estudantes do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, da UFRN, para que possamos compreender os sentidos atribuídos por eles ao ensino e ao mercado de trabalho, visto que estas são duas instâncias determinantes nesta formação identitária. Os dados foram coletados por meio de grupos focais, técnica que evidência processos práticos de formação e sustentação de identidades (MARQUES; ROCHA, 2006). Autores como Hall (2006), Castells (2008) e Dubar (2005; 2009; 2012) guiam nosso estudo sobre a identidade. Marcondes Filho (2009), Traquina (2005), Néveu (2006), Pereira (2004; 2012), Travancas (1993), entre outros, nos acompanham no campo epistemológico do Jornalismo. Resultados preliminares apontam que a passagem pelo mercado de trabalho é vista como definidora da identidade profissional, pois é nele, através dos outros jornalistas, que o estudante acredita ser visto como igual, ao contrário do que ocorre junto aos professores universitários.

Presidente - 1460107 - KENIA BEATRIZ FERREIRA MAIA
Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO