Banca de DEFESA: VILMA FARIAS TORRES

DATA: 22/08/2014
LOCAL: Setor II, Sala B1

O PROGRAMA MEMÓRIA VIVA E A MEMÓRIA SOCIAL DA UFRN

jornada do herói; memória; reitores; UFRN.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Comunicação Visual

O trabalho investiga que contribuições o Programa Memória Viva, exibido pela TV Universitária, fornece para a construção da memória social audiovisual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, analisando as entrevistas realizadas com os reitores da instituição entrevistados no programa. A pesquisa fundamenta-se em três aportes teóricos distintos: a abordagem narrativa de Joseph Campbell (1999), desenvolvida e adaptada ao jornalismo por Lima (2008) e Martinez (2008); a noção de Memória Social elaborada por Jacques Le Goff (2000) e redefinida por Michel Foucault, entre outros; e, finalmente, a hermenêutica midiática de John Thompson, que permite uma síntese dessas referências anteriores e uma orientação metodológica integrada de diferentes técnicas de pesquisa. Analisamos o programa dentro da perspectiva da jornada do herói – método de estruturação de narrativas que se utiliza da perspectiva mitológica de Joseph Campbell e da psicologia humanista de Carl Gustav Jung – que seria utilizado, de maneira inconsciente, como recurso para a construção das histórias de vida expostas no programa. Os reitores entrevistados contam não apenas a própria história, no formato autobiográfico e narratológico estabelecido pela produção, mas delineiam também de forma direta ou indireta também a história da instituição.

Presidente - 2178719 - MARCELO BOLSHAW GOMES
Interno - 2179219 - MARIA DAS GRACAS PINTO COELHO
Externo à Instituição - KARLLA CHRISTINE ARAÚJO SOUZA - UERN
Notícia cadastrada em: 20/08/2014 09:45