Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUCIA GOMES

DATA: 20/12/2013
LOCAL: Sala A-03, Setor II - UFRN

ANALISE DA PRODUÇÃO INDEPENDENTE NA TELEVISÃO BRASILEIRA

Televisão; Produção Independente; regulação, comunicação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação

A dissertação faz uma análise da produção independente que é veiculada na televisão brasileira, buscando identificar como e sob que condições este tipo de produção é exibida na grade de programação da TV Brasil e na programadora Sky.  Investigamos os serviços e os produtos de televisão e não a sua natureza constitutiva ou o suporte tecnológico do sistema de transmissão. Os dados empíricos para elaborar esta análise estão na programação do pacote Sky FIT, por ser o mais básico da empresa (que faz a programação, empacotamento e distribuição) e conter 92 canais, e a grade de programação da TV Brasil. Para a análise utilizamos a Economia Política da Comunicação, contribuições de Gramsci sobre hegemonia e de Bourdieu sobre poder e revezamento de forças. Procuramos entender as relações que se estabelecem em torno do nosso objeto, não só para compreender as práticas e seus tensionamentos, mas também, para identificar possíveis mudanças nestas práticas. As emissoras de televisão e os produtores independentes têm diferentes interesses e a atividade é regulamentada por diferentes legislações, trazendo a necessidade de elaborar estudos acadêmicos que contribuam com a compreensão de atividades e serviços “para” e “na” televisão, que têm interesse nacional, importância social, econômica e cultural.

Interno - 1319361 - JUCIANO DE SOUSA LACERDA
Presidente - 1644432 - MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO