Banca de QUALIFICAÇÃO: MATTHEUS DA CUNHA PRUDÊNCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATTHEUS DA CUNHA PRUDÊNCIO
DATA : 18/05/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Setor 4, Bloco A, Sala 3
TÍTULO:

INFLUÊNCIA DE AGENTES METEOCEANOGRÁFICOS NA EROSÃO COSTEIRA NO LITORAL ORIENTAL DO RIO GRANDE DO NORTE: PRAIAS DE JACUMÃ E MURIÚ.


PALAVRAS-CHAVES:

Evolução da linha de costa, Geoestatística, Sensoriamento remoto, Zona Costeira


PÁGINAS: 35
RESUMO:

As zonas costeiras sempre desenvolveram importante papel no desenvolvimento da sociedade. Porém, devido a ocupação não planejada dessas áreas, vários problemas relacionados a erosão costeira começaram a surgir. Tendo em vista a importância e complexidade dessas áreas, o presente estudo tem como objetivo desenvolver métodos capazes de avaliar a evolução da linha de costa e correlacionar as variações observadas com os processos meteoceanográficos ali presentes. Como área de estudo foram escolhidas as praias de Jacumã e Muriú, litoral oriental do Rio Grande do Norte, e destino de muita atividade turística. Para obtenção da linha de costa foram utilizadas imagens de satélites coletadas da USGS que foram processadas e então vetorizadas. A partir disso, esses dados foram inseridos na extensão DSAS onde a utilização de diversos módulos estatísticos permitiu a análise da evolução da linha de costa. Posteriormente, espera-se integrar, através do emprego de métodos estatísticos, a variação da linha de costa com dados referentes aos processos atuantes na zona costeira (ex.: ondas, marés, correntes, ventos) e através de gráficos e mapas disponibilizar ferramentas que podem auxiliar o gerenciamento da área e das zonas costeiras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1222082 - ADA CRISTINA SCUDELARI
Interno - 637.477.312-87 - MARIA DE FATIMA ALVES DE MATOS - UFRN
Interno - 350698 - VENERANDO EUSTAQUIO AMARO
Externo à Instituição - ANA CLEIDE BEZERRA AMORIM - UFRN
Notícia cadastrada em: 14/05/2018 11:47
SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao