Banca de QUALIFICAÇÃO: ILANA MARIA DA SILVA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ILANA MARIA DA SILVA BARROS
DATA : 10/04/2017
HORA: 14:55
LOCAL: Setor IV, Bloco I, Sala 4
TÍTULO:

Análise térmica das propriedades da argamassa de revestimento com adição de vermiculita expandida em substituição ao agregado.


PALAVRAS-CHAVES:

Desempenho térmico, Argamassa leve, Argamassa térmica, Norma de desempenho


PÁGINAS: 30
RESUMO:

A busca por materiais de construção que venham a trazer avanços, principalmente quanto ao aspecto de eficiência energética de edifícios, está cada vez mais constante na atualidade. No Brasil, a Norma de desempenho (ABNT NBR 15575:2013) estabelece os padrões míninos no que se refere à eficiência das edificações no país, trazendo, entre critérios de estabilidade estrutural e vida útil, as diretrizes para obtenção do conforto térmico, acústico e da segurança contra incêndios. Nesse contexto, é crescente o número de pesquisas, no campo da construção civil, voltadas a estudar o emprego de agregados leves, como a vermiculita expandida, que possui importantes propriedades, especificamente baixa condutividade térmica e elevada resistência ao fogo. Desse modo, a presente pesquisa pretende avaliar o desempenho térmico de amostras de argamassas nos traços em volume 1:1:6 e 1:3, com adição de vermiculita expandida (superfina) em porcentagens definidas de substituição ao agregado miúdo (25%, 50% e 100%). O procedimento experimental será iniciado com a caracterização física e química dos materiais constituintes e com a análise das propriedades de trabalhabilidade, retenção de água, retração, absorção por capilaridade, resistência mecânica e de aderência de cada mistura. Para obtenção dos resultados que possam determinar a eficiência energética do revestimento, serão realizados ensaios de caracterização do desempenho térmico da argamassa, tendo como parâmetros as exigências definidas pela Norma de desempenho. Espera-se, através deste trabalho, que a argamassa contendo vermiculita expandida adquira propriedades adequadas de revestimento, sobretudo proporcionando bons resultados de isolamento térmico. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 022.937.264-36 - ANDREZA KELLY COSTA NOBREGA - UFERSA
Externo à Instituição - ERICA NATASCHE DE MEDEIROS GURGEL PINTO - UFERSA
Externo à Instituição - KLEBER CAVALCANTI CABRAL - UFERSA
Interno - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA
Notícia cadastrada em: 06/04/2017 15:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao