Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO CARLOS CARVALHO

DISCENTE: RICARDO CARLOS CARVALHO
DATA: 29/04/2016
LOCAL: A definir

CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA-GEOTÉCNICA DO CENTRO DE LANÇAMENTO DA BARREIRA DO INFERNO.

Zona de costa, falésias, mapeamento geoambiental, geologia costeira, Formação Barreiras.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Civil
SUBÁREA: Geotécnica
ESPECIALIDADE: Mecânicas dos Solos

As zonas costeiras brasileiras são consideradas importantes devido a vários fatores, tais como a presença de uma miscelânea de ecossistemas, grande relevância econômica, alta concentração populacional e larga relevância turística, e exatamente nestes locais são encontrados depósitos sedimentares atribuídos à Formação Barreiras. No Rio Grande do Norte estes depósitos ocorrem principalmente na linha de costa, tendo como melhor exemplo a Barreira do Inferno, um afloramento com mais de 2 km de extensão e até 20 m de espessura. As áreas de falésias apresentam os afloramentos de grupos geológicos, trazendo muitos dados e informações para a compreensão das coberturas pedológicas e são importantes nos estudos geológicos pois permitem a observação direta. Proporcionam a coleta de amostras, que podem ser analisadas em laboratórios quanto à sua caracterização geotécnica (ensaios de caracterização e de resistência, por exemplo), composição mineralógica e química. Também é possível realizar mapas geológicos de superfície através das informações obtidas através dos afloramentos, e dessa maneira compreender as características das formações em uma região e sua extensão em área. É exatamente neste contexto que o atual trabalho visará trazer a relação entre a Geotecnia e a Geologia para a caracterização de uma extensa área protegida e importante para os municípios de Natal e Parnamirim: o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

Interno - 1149451 - OLAVO FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR
Externo ao Programa - 1692497 - OSVALDO DE FREITAS NETO