AVALIAÇÃO DA FADIGA EM LONGARINAS DE PONTES COM SEÇÃO TRANSVERSAL “T” EM CONCRETO ARMADO COM VARIAÇÃO DA DISTÂNCIA ENTRE PILARES ADJACENTES
Palavras-chave: Obras de Arte Especiais (OEA), Pontes em Concreto Armado, Fadiga em Pontes.
As pontes e viadutos têm características especificas, em termos de vida útil, uma vez que estão submetidas a um carregamento sistemático no qual as cargas acidentais e variáveis são muito elevadas. Isso faz com que estas estruturas sejam mais suscetíveis ao fenômeno da fadiga, uma vez que acumulam gradualmente danos devido à variação da deformação dos materiais componentes da estrutura em decorrência dos ciclos de carregamento e descarregamento. O objetivo desta pesquisa será avaliar o comportamento estrutural de longarinas de pontes em concreto armado com seção transversal “T” submetidas a carregamentos estáticos e cíclicos representados pelos trens-tipo normatizados. Também será possível identificar as normas mais ou menos conservadoras nos seus procedimentos analíticos de cálculo, bem como compará-las com o Método dos Elementos Finitos (MEF) por meio do software comercial “CSI Bridge” utilizado para simular o comportamento estrutural das longarinas da ponte. A pesquisa, caso obtenha os resultados esperados, possibilitará indicativos para projeto de pontes e viadutos de forma mais econômica, na medida em que indicará vãos otimizados para reduzir o efeito deletério do fenômeno da fadiga, diminuindo, dessa forma, os custos tanto de construção quanto de manutenção deste tipo de Obra de Arte Especial.