PPECO/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Téléphone/Extension: (84) 3342-2288/145 https://posgraduacao.ufrn.br/ppeco

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDENYA PEREIRA DA SILVA

DISCENTE : VALDENYA PEREIRA DA SILVA
DATA : 28/07/2022
LOCAL: setorV, sala B6

DETERMINANTES DA DESIGUALDADE DE RENDA NO NORDESTE BRASILEIRO: UM ESTUDO ECONOMÉTRICO DE DADOS EM PAINEL PARA OS ESTADOS DA REGIÃO, NO PERÍODO 2012-2019.

Dados em painel. Desigualdade de Renda. Nordeste do Brasil

A desigualdade de renda se manifesta como um dos principais problemas enfrentados por uma nação. Isto deriva do fato de que ela é um obstáculo muito grande ao crescimento econômico sustentável de um país, uma vez que impede o acesso aos bens e serviços de maneira igualitária, prejudicando assim uma parcela considerável dos habitantes de uma nação, impedindo uma melhora na qualidade de vida da população. No caso brasileiro, a desigualdade de renda também se manifesta sob o prisma regional. Considerando os indicadores utilizados nesse trabalho como proxy para a desigualdade, as evidências apontam para o fato de que o Nordeste é a região mais desigual do Brasil. Sendo assim, diante do exposto, constitui-se como objetivo maior desta dissertação, motivado pela relevância do tema em estudo, averiguar quais são os determinantes da desigualdade de renda no Nordeste do Brasil, entre os anos de 2012 e 2019. Para alcançar os resultados aos quais se propõe, esta pesquisa utiliza a análise econométrica de dados em painel. Os dados foram retirados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Sistema de Indicadores Sociais, também do IBGE, da Associação Comercial de São Paulo e das Contas Anuais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), encontradas no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICONFI). Os resultados preliminares evidenciaram que as variáveis que captam os efeitos da educação, da tributação e das transferências de renda, via programas sociais, são as que impactam, de maneira mais significativa, a desigualdade de renda no Nordeste brasileiro.

Interno - 2330704 - CASSIANO JOSE BEZERRA MARQUES TROVAO
Interno - 1919307 - IGOR EZIO MACIEL SILVA