PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL EMANUELE DE FRANÇA MENDES

DISCENTE: RAQUEL EMANUELE DE FRANÇA MENDES
DATA: 21/09/2011
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA

EQUAÇÕES PREDITIVAS PARA AS PRESSÕES RESPIRATÓRIAS ESTÁTICAS MÁXIMAS DE ADOLESCENTES SAUDÁVEIS

adolescentes, músculos respiratórios, espirometria, força muscular, valores de referência.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Introdução: Os valores de referência e as equações de preditivas para as pressões respiratórias máximas (PRM) diferem significativamente entre os estudos disponíveis. Esta grande discrepância pode ser atribuída às distintas metodologias propostas. Embora a importância das PRM seja amplamente reconhecida, inexistem estudos brasileiros que disponibilizem equações preditivas e valores de referência para as PRM de adolescentes. Objetivos: O propósito deste estudo será disponibilizar valores de normalidade e propor equações preditivas para as pressões respiratórias estáticas máximas de adolescentes brasileiros. Métodos: Trata-se de um estudo observacional do tipo transversal, que irá avaliar adolescentes, de ambos os sexos com faixa etária entre 12 e 18 anos que estejam matriculados em escolas da rede estadual e privada do município do Natal/RN. A seleção das escolas e dos prováveis participantes do estudo será realizada de maneira aleatória através de sorteios. A avaliação da prova de função pulmonar será realizada com espirômetro digital One Flow FVC (Clement Clarke International). As PRM serão medidas com o manovacuômetro digital MVD 300 - Globalmed®. A análise estatística será feita através do software estatístic SPSS 17.0, atribuindo-se o nível de significância de 5%. A análise descritiva será expressa em médias e desvio padrão. A normalidade de distribuição dos dados será verificada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov (KS). Os testes de correlação de Pearson ou Spearman serão utilizados para verificar correlação entre as pressões respiratórias máximas com as variáveis independentes: idade, sexo, peso e altura. Para obter as equações preditivas será utilizada a análise de regressão linear múltipla. Será utilizado o teste t’Student não pareado para comparar para comparar as médias das pressões respiratórias máximas entre as idades e os sexos. O teste t’Student pareado será utilizado para a comparar as médias dos valores de PRM que serão observadas no atual estudo com os valores preditos por meio das equações propostas por Wilson et al. e Domènech-Clar et al.

Interno - 350636 - GARDENIA MARIA HOLANDA FERREIRA
Presidente - 2291421 - KARLA MORGANNA PEREIRA PINTO DE MENDONCA