PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 99193-6246 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYENNE JENEFFER SOUZA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAYENNE JENEFFER SOUZA DA SILVA
DATA : 16/04/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO, VALIDAÇÃO E USABILIDADE DE UM JOGO
SÉRIO DE REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA (RVI) PARA
FUNCIONALIDADE DE MEMBRO SUPERIOR EM PACIENTE PÓS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)

 


PALAVRAS-CHAVES:

AVC, Realidade Virtual Imersiva, Jogos sérios, Reabilitação, Membros
Superiores.

 


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das
principais causas de morte e incapacidade em todo mundo. Atualmente,
os recursos tecnológicos como a Realidade Virtual Imersiva (RVI) tem
sido utilizado nas práticas terapêuticas visando a melhoria da
funcionalidade de membros superiores nestes pacientes. Nesse cenário,
é importante o contínuo desenvolvimento e adaptação dessa tecnologia,
promovendo avanços no conhecimento científico e nas habilidades de
programação voltadas à reabilitação. Objetivo: Desenvolver, validar e
testar a usabilidade um jogo sério de RVI para funcionalidade de
membro superior em pacientes pós-AVC. Método: Trata-se de um
Projeto de pesquisa realizado em quatro modalidades metodológicas
integradas: 1) Estudo descritivo a respeito do desenvolvimento,
adequação e aperfeiçoamento de um jogo digital de RVI para
funcionalidade de Membro superior; 2) Estudo de validação do jogo
com profissionais experts em ciências da computação e reabilitação; 3)
Estudo de usabilidade do jogo sério de RVI para funcionalidade de
membros superiores em pacientes pós – AVC e, por fim, (4) Estudo
experimental com o objetivo de avaliar os efeitos imediatos do uso de
um jogo sério de RVI para funcionalidade de membros superiores em
pacientes pós – AVC. Resultados preliminares: Após a análise e
observação da primeira fase do jogo pelos membros e pesquisadores,
foram solicitadas duas principais adequações, organizadas em cinco
tópicos: (1) Plataforma e conectividade com o jogo; (2) Design do
ambiente do jogo; (3) Iniciação, interatividade e finalização do jogo;
(4) Correção de bugs; e (5) Sugestões adicionais. Atualmente a fase de
aperfeiçoamento e adaptação do jogo encontra-se aguardando respostas
dos programadores quanto as segundas sugestões enviadas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1763991 - RUMMENIGGE RUDSON DANTAS - UFRNExterna à Instituição - CANDICE SIMOES PIMENTA DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 10/04/2025 21:10
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