PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA FERNANDES DE SOUZA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA FERNANDES DE SOUZA BARBOSA
DATA : 01/12/2017
LOCAL: Departamento de Fisioterapia (Parecer)

Fraqueza clinicamente relevante em diversas populações de idosos do Estudo IMIAS

Força Muscular, Mobilidade, IDOSO, Sarcopenia, Envelhecimento.

Os objetivos deste estudo foram comparar os pontos de corte por fraqueza muscular propostos pelo Projeto FNIH com pontos cortados estimados com nossos próprios dados; para avaliar a prevalência de fraqueza clinicamente relevante na força do punho (FCR) de acordo com os critérios publicados em diferentes populações de adultos mais velhos; para estimar a capacidade da fraqueza FCR para identificar a lentidão. Esta é uma análise transversal do Estudo Internacional  de Mobilidade no Envelhecimento (IMIAS) envolvendo 1935 adultos idosos de comunitários, entre 65 e 74 anos, que completaram a FCR e a avaliação de velocidade de marcha. Utilizamos dados de linha de base de Tirana (Albânia), Natal (Brasil), Manizales (Colômbia), Kingston (Ontário, Canadá) e Saint-Hyacinthe (Quebec, Canadá). A fraqueza foi definida de acordo com os pontos de corte FCR específicos do sexo associados à lentidão proposta pelo Projeto FNIH Sarcopenia. A lentidão foi definida como velocidade de marcha <0,8 m / s. Os pontos de corte de IMIAS para fraqueza clínica tiveram um bom acordo com os propostos pela FNIH. A prevalência de fraqueza em todos os locais de pesquisa variou de 1,1% (Saint-Hyacinthe) a 19,2% (Manizales) entre os homens. As mulheres de Manizales (13,5%) e Natal (19,3%) apresentaram maior prevalência de fraqueza do que as suas homólogas. Os pontos de corte da FNIH tiveram uma forte associação com a lentidão, para ambos os sexos. A população IMIAS gerou pontos de corte próximos dos propostos pela FNIH. Houve grande variabilidade na prevalência de fraqueza em nossos sites de pesquisa. A FCR por pontos por fraqueza proposta pela FNIH revelou bom desempenho nas populações da IMIAS, fornecendo uma ferramenta útil para rastrear idosos em risco de problemas funcionais.

Externo à Instituição - ALINE DO NASCIMENTO FALCAO FREIRE MONTE - Estácio
Interno - 1460020 - ALVARO CAMPOS CAVALCANTI MACIEL