PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHÁLIA STÉPHANY ARAÚJO TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATHÁLIA STÉPHANY ARAÚJO TAVARES
DATA : 14/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Fisioterapia
TÍTULO:

Analise da atividade cerebral nos lobos frontais de adultos jovens e idosos durante a imersão em ambiente virtual.


PALAVRAS-CHAVES:

Terapia de Exposição à Realidade Virtual, EEG, Fisioterapia.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

Introdução: Durante o processo de envelhecimento, ocorrem alterações fisiológicas que promovem uma menor eficiência no processamento cerebral e planejamento motor, especialmente quando comparado a indivíduos jovens. Nos últimos anos a realidade virtual (RV), vem se popularizando e sendo cada vez mais aplicada nos centros de reabilitação, sendo mais uma ferramenta de atenção à saúde, inclusive na terceira idade. Por ser considerada um recurso motivador e que promove maior adesão ao tratamento, a RV se disseminou rapidamente sendo aplicada aos mais diversos públicos. No entanto, pouco se sabe como a utilização da terapia baseada em jogos influencia na ativação cerebral de diferentes grupos submetidos a este tipo de estímulo. Diante das diferentes demandas cognitivas e motoras proporcionadas por tal recurso, mecanismos alternativos, como os equipamentos de eletroencefalografia portáteis, se fazem necessário para mensurar como a atividade cerebral se comporta frente a tal exposição. Objetivo: Este estudo tem por objetivo, investigar os resultados imediatos da realização de um jogo de equilíbrio, realizado em ambiente virtual, na ativação cerebral dos lobos frontais de adultos jovens e idosos. Metodologia: Estudo comparativo, envolvendo 20 indivíduos divididos nos grupos: jovem (GJ) e idoso (GI). Após passarem por uma avaliação do estado geral, do suporte necessário para a marcha (FAC) e do estado cognitivo (MEEM), os participantes realizaram durante 4 minutos, o jogo penguin slide da categoria de equilíbrio do Nintendo Wii, cujos efeitos sobre a atividade cortical foram observados por meio da coleta realizada pelo EPOC. Resultados Preliminares: Os resultados preliminares obtidos a partir do estudo piloto realizado com 4 indivíduos mostraram que, ao comparar o poder entre as ondas analisadas, a magnitude do power foi maior na frequência de alfa para ambos os grupos. Além disso, ao comparar os grupos percebe-se que uma predominância de ativação em Alfa para os jovens, enquanto que os idosos obtiveram a predominância na ativação da frequência Beta.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1032531 - ALINE BRAGA GALVAO SILVEIRA FERNANDES
Presidente - 2374822 - FABRICIA AZEVEDO DA COSTA CAVALCANTI
Externo ao Programa - 2244846 - JULIO CESAR PAULINO DE MELO
Notícia cadastrada em: 31/10/2016 14:08
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