PPGFST PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Téléphone/Extension: (84) 3342-2002 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgfst

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE BRAGA GALVAO SILVEIRA FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE BRAGA GALVAO SILVEIRA FERNANDES
DATA: 11/12/2015
LOCAL: Auditorio Departamento de Fisioterapia

ATIVIDADE ELETROENCEFALOGRÁFICA DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL NA APRENDIZAGEM MOTORA DE UM JOGO BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL

Transtornos Cerebrovasculares, Extremidade Superior, Paresia, Eletroencefalografia, Desempenho Psicomotor.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O AVC é a principal causa de incapacidade a longo prazo entre os adultos e a aprendizagem motora é primordial na reabilitação das sequelas motoras. Sendo assim, diversas técnicas têm sido propostas para alcançar este fim, dentre elas a Realidade Virtual, que simula o ambiente do mundo real. O objetivo do estudo será avaliar a atividade eletroencefalográfica de pacientes com AVC crônico na aprendizagem motora de um jogo baseado em realidade virtual. Participarão do estudo 10 pacientes com lesão cerebral, tempo de lesão a partir de 6 meses, idade até 70 anos e destros, sendo 5 com lesão cerebral esquerda e 5 com lesão à direita; e 10 indivíduos saudáveis, pareados quanto à idade, sexo, escolaridade e lateralidade manual. Os participantes serão avaliados quanto à atividade eletroencefalográfica e ao desempenho motor na realização de 15 repetições do jogo de dardos no XBOX Kinect. Os pacientes também serão avaliados por meio do NIHSS, MEEM, Fugl-Meyer e da escala de Ashworth modificada. Após essa avaliação inicial os pacientes serão submetidos a 12 sessões de treino (fase de aquisição) em 4 semanas, cada qual sendo realizadas 45 repetições do jogo de dardos virtual. Após o treino, os pacientes serão submetidos à reavaliação da atividade eletroencefalográfica e do desempenho nos mesmos padrões e protocolos da avaliação inicial (fase de retenção). Para a análise estatística será utilizado o programa SPSS 22.0, atribuindo-se o nível de significância de 5% e utilizando a ANOVA de medidas repetidas para comparação entre os grupos. De acordo com os resultados preliminares, observou-se que não houve diferença estatística entre o grupo de pacientes e saudáveis quanto às variáveis de pareamento (idade, escolaridade e lateralidade) e entre os grupos de pacientes com hemiparesia direita e esquerda quanto às variáveis clínicas (NIHSS, MEEM, Fugl-Meyer e da escala de Ashworth modificada). Quanto ao desempenho motor, verificou-se diferença significativa no erro absoluto entre a fase de aquisição e retenção (p=0,0001), observando-se uma diminuição do erro e uma melhora do desempenho, sugerindo que possam ser encontradas possíveis alterações na atividade encefalográfica após treinamento com o jogo de realidade virtual, as quais serão analisadas posteriormente.

Interno - 2179208 - ANA RAQUEL RODRIGUES LINDQUIST
Externo ao Programa - 2244846 - JULIO CESAR PAULINO DE MELO