Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA LIBANIO DE MELO

DISCENTE: MARIANA LIBANIO DE MELO
DATA: 12/04/2012
LOCAL: sala multimeios NEPSA/CCSA

OS PERFIS PEDAGÓGICOS: configuração e (re) configuração no exercício profissional do assistente social na educação.

Perfis pedagógicos. Exercício profissional. Educação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado

O presente projeto visa analisar os perfis pedagógicos do assistente social inseridos na educação no município de Natal/RN, baseado fundamentalmente no estudo de Marina Maciel de Abreu em seu livro: “Serviço Social e a organização da cultura”. Para tanto, busca compreender a trajetória profissional e os condicionantes macrossocietários que direcionam e determinam a profissão, e consequentemente, o seu perfil pedagógico. O assistente social se origina e está inserido na disputa de interesses de classes, atendendo as condições materiais da classe trabalhadora, como também altera sua forma de pensar, agir e ver a sociedade, isto é, o assistente social tem um direcionamento político com uma dimensão educativa, que atuam em um determinado projeto societário, e que se caracteriza como um perfil pedagógico. Desta maneira, este projeto estuda a trajetória do exercício profissional, trazendo os perfis da “ajuda”, “participação” e “emancipação” e, pretende compreender como o atual contexto societário e profissional configura e (re) configura esses perfis pedagógicos na educação, sob a perspectiva de análise marxista e gramsciana, com base na materialização do projeto ético-político profissional. Destarte, compreende-se o papel estratégico de formação política da educação, principalmente no âmbito escolar, que vem se expandindo a inserção do profissional de Serviço Social nesse âmbito, encontrando um espaço rico de estudo dos perfis pedagógicos do assistente social. Os procedimentos metodológicos adotados para elaboração desse estudo se pautarão em pesquisa bibliográfica, além de entrevistas semi-estruturadas direcionadas aos assistentes sociais que trabalham no âmbito escolar, público e/ou privado no município de Natal.

Presidente - 6347119 - MARIA CELIA CORREIA NICOLAU
Interno - 1674668 - MARIA REGINA DE AVILA MOREIRA