Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARICE TAVARES FONSECA

LOCAL: sala remota

a influencia de Antonio GRamsci no pensamento de MArilda IAmamoto

Gramsci, influencia, Iamamoto

A pesquisa aqui delineada tem como objetivo central realizar uma análise da incorporação do pensamento de Antonio Gramsci na produção teórica de Marilda Iamamoto. A escolha do objeto de estudo se verifica pela compreensão, em primeiro lugar, da importância de Gramsci no processo de assimilação da teoria social crítica no âmbito do Serviço Social; e, somado a isso, em vista da relevância de Marilda Iamamoto para a conquista da maturidade intelectual da profissão. Neste sentido, para o alcance do objetivo geral: serão investigadas quais categorias gramscianas mais se expressam nas produções de Marilda Iamamoto; quais as obras de Gramsci são utilizadas como referência às formulações da autora; e, ainda, analisar-se-á, também, a incorporação do pensamento do autor marxista italiano no Serviço Social brasileiro, especialmente, no contexto do processo de renovação da profissão. Assim sendo, o estudo será orientado pelo método investigativo crítico-dialético da teoria social e se realizará por meio de uma pesquisa bibliográfica, mediante a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2004). Nesta perspectiva, tem-se como material de coleta para realização da pesquisa as obras de Marilda Iamamoto:  Relações Sociais e Serviço Social no Brasil; Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos (1982); O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional (1992); Trabalho e indivíduo social (2001); e Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social (2007). Por sua vez, a fundamentação teórica deste estudo se apoiará,  fundamentalmente, nas obras de Antonio Gramsci, de modo especial os Cadernos do Cárcere volumes um (1), dois (2), três (3) e quatro (4), nos quais ancoram os debates sobre Hegemonia, Intelectuais e Estado; a produção de Carlos Nelson Coutinho: O leitor de Gramsci: escritos escolhidos; e a obra de Ivete Simionatto Gramsci: sua teoria, incidência no Brasil, influência no Serviço Social. Diante disso, a pesquisa aqui apresentada pretende contribuir com o debate no âmbito do Serviço Social e impulsioná-lo.

Presidente - 2363499 - ELIANA ANDRADE DA SILVA
Interno - 1283608 - MARCELO BRAZ MORAES DOS REIS
Externa à Instituição - THAISA TEIXEIRA CLOSS - UFRGS
Notícia cadastrada em: 13/07/2022 16:28