Banca de QUALIFICAÇÃO: SARA DE SOUSA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SARA DE SOUSA COSTA
DATA : 13/08/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 30 - DESSO/CCSA-UFRN
TÍTULO:

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS CENTROS DE APOIO OPERACIONAL ÀS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE: uma análise sobre o atendimento às demandas coletivas.


PALAVRAS-CHAVES:

Direitos Coletivos; Demandas Coletivas, Serviço Social; Ministério Público; Processo de Trabalho.


PÁGINAS: 64
RESUMO:

O Ministério Público (MP) é uma instituição que possui dentre seus objetivos a defesa da ordem jurídica e dos interesses sociais, sendo um dos âmbitos de trabalho do assistente social dentro do campo sociojurídico. Responsável por defender os direitos da população, o MP teve seu papel ampliado com a Constituição Federal de 1988 imputando-lhes uma maior atuação no âmbito do direito coletivo, e consequentemente, das políticas públicas.  O objetivo da pesquisa é apreender as particularidades do trabalho do assistente social no atendimento  ás demandas coletivas nos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop’s) do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN), os quais são órgãos auxiliares, dentro da estrutura do MP, criados para prestar assessoria técnica as Promotorias de Justiça em áreas diversas (saúde, idoso, infância e juventude, dentre outros). A proposta desse estudo busca apreender e identificar o processo de inserção dos assistentes sociais nesses Centros de Apoio, na perspectiva de sistematizar como tem sido realizado o trabalho profissional. Os procedimentos metodológicos fundamentam-se no método crítico-dialético marxista, por possibilitar a investigação da realidade em sua totalidade em um movimento que possibilita articular expressões universais e particulares. A pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória e combinará análise bibliográfica, documental e realização de entrevista semiestruturada com assistentes sociais dos Caop’s. O estudo busca dar visibilidade ao o processo de expansão da  ampliação da inserção profissional e ao importante trabalho realizado pelos(as) assistentes sociais no MP. E, portanto publicizar a relevância da atuação do Serviço Social no âmbito do direito coletivo como espaço estratégico e ampliado para a defesa dos interesses da classe trabalhadora. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149380 - MARIA DALVA HORACIO DA COSTA
Interna - 1169227 - RITA DE LOURDES DE LIMA
Externa à Instituição - HILDERLINE CAMARA DE OLIVEIRA - UES - RN
Notícia cadastrada em: 26/07/2019 08:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao