Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA DAIANE GOMES

DISCENTE : LIVIA DAIANE GOMES
DATA : 03/07/2019
LOCAL: Auditório 2 do NEPSA II - CCSA

O LUGAR DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE RELAÇÕES PATRIARCAIS DE GÊNERO NO IFRN CAMPUS NATAL CENTRAL

Patriarcado. Educação. Divisão sexual do trabalho. Capitalismo. IFRN.

Este projeto de pesquisa busca analisar as condições materiais e os desafios enfrentados por mulheres estudantes da educação profissional e tecnológica matriculadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), mais especificamente a partir de um recorte feito com as estudantes do Campus Natal Central. É objetivo do estudo analisar as condições para inserção, permanência e êxito destas mulheres da classe trabalhadora no IFRN, refletindo sobre os desafios enfrentados por elas em uma sociedade classista, racista e patriarcal e considerando o contexto do Brasil atual, permeado pelo avanço do conservadorismo, pela perda de direitos e pelo recrudescimento da violência misógina. As análises partirão de categorias como “patriarcado” e “educação”, buscando refletir como a política educacional a nível geral e institucional do IFRN lidam com as questões referentes às desigualdades patriarcais de gênero. Ademais, também será questionado e discutido como estas desigualdades se apresentam neste espaço educacional e como são percebidas pelas estudantes. O patriarcado se apresenta como um dos principais suportes do capitalismo vigente no mundo e é entendido genericamente como um sistema de poder que garante superioridade e soberania nas relações sociais ao homem em detrimento da mulher. Ressalta-se também que a educação profissional e tecnológica foi historicamente dominada por homens; ainda há um forte predomínio masculino na ciência e na apropriação das tecnologias, dificultando a inserção das mulheres nestas áreas. Em relação aos procedimentos metodológicos, a proposta de estudo tem caráter qualitativo e utilizará o método materialista histórico-dialético, que propõe um processo de aproximação a essência dos fenômenos, capaz de apreender as suas múltiplas determinações. Outrossim, o próprio processo de pesquisa proposto é dialético, partindo do plano teórico ao empírico e novamente retornando ao teórico com o enriquecimento do objeto. Apoiando-se neste entendimento, além da realização de pesquisa bibliográfica-documental, será realizada pesquisa de campo a partir de entrevistas semiestruturadas com estudantes do Campus Natal Central. A relevância da pesquisa está em contribuir com um maior conhecimento dos(as) profissionais da educação e áreas afins acerca das históricas e culturais formas de exploração e opressão da mulheres, baseadas no patriarcado. O estudo entende que as desigualdades associadas à mulher na escola envolvem muito mais do que compreender as suas manifestações explícitas, mas também a análise de como a educação brasileira e mundial permanece classista, sexista e cristalizada numa visão de mundo branca e europeia.

Presidente - 2185695 - ANTOINETTE DE BRITO MADUREIRA
Interna - 1714329 - ANDREA LIMA DA SILVA
Interna - 1169227 - RITA DE LOURDES DE LIMA
Interna - 1149518 - SILVANA MARA DE MORAIS DOS SANTOS