Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZANGELA PAULINO DA SILVA BURITI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELIZANGELA PAULINO DA SILVA BURITI
DATA : 30/04/2018
HORA: 10:30
LOCAL: SALA 32 1º PISO - CCSA/DESSO
TÍTULO:

OCUPAR E CRIAR PODER POPULAR: uma análise acerca do protagonismo do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB no município de Natal/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Participação Social. Moradia. Movimentos Sociais. Habitação.


PÁGINAS: 53
RESUMO:

A presente pesquisa dedica-se ao estudo acerca da importância da participação social para a efetivação do direito à moradia, enquanto direito humano, individual e coletivo, destacando aspectos históricos das conquistas, enfatiza legislações e lutas nacionais e internacionais que tem perpassado a incorporação da habitação no rol dos direitos econômicos e sociais. Problematiza o déficit habitacional, traduzido na falta de moradia digna para a população pauperizada, compreendendo-o como contundente expressão das desigualdades sociais e da profunda concentração de renda da sociedade brasileira, visível nos espaços segregados das nossas cidades. Seu objeto tem como centralidade conhecer o protagonismo do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB para a conquista do direito à moradia durante a ocupação 8 de março em Natal/RN. Seu objetivo geral consiste em analisar a contribuição do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB para a conquista do direito à moradia em Natal/RN. Particularmente busca mapear as estratégias e processos de participação e organização política, mobilização, e lutas desencadeadas destacando os posicionamentos acerca da realidade da ocupação 8 de março, na defesa de seus interesses individuais e coletivos. Nesse sentido, busca refletir sobre o grau de autonomia e/ou dependência política do MLB em relação ao poder executivo. Assim, procura identificar as experiências de lutas sociais mais significativas do MLB com ênfase no protagonismo e posicionamento dos sujeitos coletivos que lutam em defesa do acesso a moradia digna. Constitui uma pesquisa qualitativa, que combina pesquisa bibliográfica e documental. Priorizando documentos e cenários produzidos durante a ocupação 8 de Março, tais como atas, notas, panfletos, noticias em jornais, mídias alternativas e redes sociais.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149380 - MARIA DALVA HORACIO DA COSTA
Interno - 347977 - MARCIA MARIA DE SA ROCHA
Externo à Instituição - ROSA MARIA CORTÊS DE LIMA - UFPE
Notícia cadastrada em: 23/04/2018 09:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao