Banca de DEFESA: IZALA SARAH FREITAS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZALA SARAH FREITAS DA SILVA
DATA : 21/08/2017
HORA: 14:00
LOCAL: auditório 2- Nespa II
TÍTULO:

SAÚDE DO TRABALHADOR: um estudo acerca da determinação social da saúde que perpassa os afastamentos  no  Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS-UFRN).

 


PALAVRAS-CHAVES:

TRABALHO. SAÚDE DOTRABALHADOR. DETERMINATES SOCIAIS DA SAÚDE. DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE.


PÁGINAS: 190
RESUMO:

Trata-se de uma dissertação concentrada na área Sociabilidade, Serviço Social e Política social, cuja Linha de Pesquisa é Serviço Social, Trabalho e Questão Social. Aborda a saúde do trabalhador, nos marcos da exploração e degradação da organização do trabalho, em um contexto contemporâneo de crise do capital e de contrarreforma do Estado brasileiro. O estudo é fundamentado pela centralidade da categoria trabalho, presente na tradição marxista, e pela teoria da determinação social da saúde. Tem como objetivo analisar os afastamentos por motivo de saúde dos servidores atendidos na unidade SIASS-UFRN, com vistas a contribuir para identificação dos determinantes sociais que perpassam o processo saúde-doença. Ainda, como objetivos específicos, visa identificar os determinantes individuais e as condições de vida e de trabalho dos servidores afastados, para reconhecer os perfis mais vulneráveis ao adoecimento; dar visibilidade aos determinantes sociais do processo saúde-doença dos servidores que incidem no afastamento de saúde, a fim de enfrentar as  situações de risco à saúde do trabalhador; evidenciar as patologias adquiridas/agravadas no trabalho, no intuito de estabelecer relação com o afastamento; e contribuir para a compreensão da equipe acerca dos determinantes sociais de saúde, objetivando a qualificação dos processos de trabalho em saúde. A investigação é orientada pelo método crítico dialético e apresenta enfoque misto, por agrupar dados qualitativos e quantitativos, a partir de levantamento bibliográfico; pesquisa documental junto ao SIAPE-SAÚDE  e SIGRH; e pesquisa de campo, através de entrevistas semiestruturadas aos profissionais da unidade que compõem a equipe multiprofissional . Para a análise  de dados, adotou-se a técnica de Análise de Conteúdo e o tratamento estatístico com base em planilhas do EXCEL. Constatou-se que os determinantes sociais relacionados à dimensão do trabalho no processo saúde-doença dos servidores atendidos são aqueles citados na análise da equipe com maior frequência, em um cenário no qual os transtornos mentais lideram os afastamentos em número de dias na Unidade SIASS-UFRN. Nesse sentido, o transtorno mental é apresentado como patologia  recorrente nos casos de intervenção da equipe multiprofissional, pela complexidade e especificidade que abarca o sofrimento psíquico. Por fim, tem-se o reconhecimento da  significativa  relação entre o  trabalho e o adoecimento sob o olhar dos entrevistados, com destaque para os docentes e profissionais da saúde, devido às particularidades que envolvem essas categorias, tais como: intensa demanda de trabalho intelectual, sobrecarga e stress. Entre os trabalhadores da saúde, soma-se ainda o lidar com o sofrimento alheio.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1451156 - CARLA MONTEFUSCO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DOLORES SANCHES WÜNSCH - UFRGS
Presidente - 1958916 - EDLA HOFFMANN
Interno - 1149382 - IRIS MARIA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 14/08/2017 11:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao