Banca de QUALIFICAÇÃO: YVES MARTINS VARELA

DISCENTE : YVES MARTINS VARELA
DATA : 24/09/2018
LOCAL: Sala de aula do PPg em Psicobiologia

AVALIAÇÃO PSICOBIOLÓGICA DA TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO MAIOR EM JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Transtorno Depressivo Maior; Terapia Cognitivo-comportamental; Psicoterapia de grupo; Biomarcador; Cortisol salivar.

Transtorno Depressivo Maior (TDM) tem como principais características o humor deprimido e a perda de prazer, que ocasionam prejuízos sociais, funcionais e sofrimento à pessoa adoecida. Em crescimento exponencial a cada geração, a depressão acomete cerca de 4,4% da população mundial e 5,6% dos brasileiros. Apesar de a maior parte dos estudos com TDM referir-se à população adulta, essa doença tem se mostrado a segunda principal causa das mortes , geralmente por suicídio, entre adultos na faixa dos 20 anos de idade . O presente estudo dedica-se à avaliação psicofisiológica da eficácia de uma psicoterapia de grupo para tratamento da depressão maior. Destarte, trata-se de uma pesquisa clínica orientada para o tratamento desta psicopatologia, onde, após o diagnóstico, realizado por psicólogo e psiquiatra, inicia-se o tratamento por Terapia Cognitivo-comportamental (TCc) de grupo, que consiste de 14 sessões, com aproximadamente duas horas de duração, no interstício de 4,5 meses. O público alvo deste estudo são 36 estudantes da UFRN, pertencentes às classes C e D, divididos em 3 subgrupos proporcionais para realização de psicoterapia. Antes do tratamento, e a cada mês da psicoterapia, os voluntários respondem instrumentos psicométricos, validados no Brasil, para mensuração de humor, ansiedade e autoestima. Ademais, o cortisol salivar ao despertar será investigado como potencial biomarcador tanto de diagnóstico do TDM, quanto de acompanhamento terapêutico. No que tange às coletas de hormônio, essas ocorrem na semana anterior e posterior ao tratamento, em um laboratório da UFRN, onde os pacientes pernoitam. Dentre os resultados esperados, estão: (1) que a TCc reduza os sintomas depressivos, ansiosos e propicie aumento na autoestima dos voluntários; e que (2), haja vista ocorra remissão do TDM pelo menos em parte dos pacientes, (3) a medição do referido hormônio demonstre alterações em seus níveis, corroborando a potencialidade do mesmo em ser utilizado como biomarcador desta psicopatologia.

Interno - 1350337 - FIVIA DE ARAUJO LOPES
Interno - 6346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA