Banca de DEFESA: ARTEMISA DE ANDRADE E SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTEMISA DE ANDRADE E SANTOS
DATA : 12/12/2022
LOCAL: Sala de Multimeios 01 do Centro de Educação

Ode à música e às ciências: complexidade, vida e emoção

Música, Pensamento Complexo, Arte e Ciência, Regência musical, Criatividade.

A tese articula concepções sobre música e ciências como linguagens, atividades, expressões humanas em torno da vida, da emoção e da complexidade no fazer musical de cientistas, músicos, regentes e artistas. Como interlocutores, a pesquisa tem por referência a prática de três músicos de interpretações e concepções singulares, diversas e estéticas: os maestros André Muniz Luiz Oliveira, Pedro Ferreira  da Costa e o clarinetista Ronaldo Ferreira de Lima, ligados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os entrevistados fazem uso de impregnações de suas ideias, ao que eu acrescento minha própria experiência musical no Madrigal da Escola de Música da UFRN, durante 14 anos, no Coral Canto do Povo e na Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte por 16 anos. O trabalho constela parte das ideias de cientistas como Ilya Prigogine, Carl Sagan, Claude Lévi-Strauss, George Steiner e Edgar Morin para construir uma pedagogia musical de base complexa e transdisciplinar.

Externo à Instituição - CARLOS ALDEMIR FARIAS DA SILVA - UFPA
Externo à Instituição - DIOGO ANDRADE BORNHAUSEN - FAAP