Banca de DEFESA: ANA MARIA MORAIS COSTA

EDUCAÇÃO PARA  A CIDADANIA E ENSINO SUPERIOR

Universidade; Formação de Professores; Cidadania; Movimentos Sociais

ÁREA: Sociologia

O presente trabalho discute a Educação para a Cidadania no Ensino Superior, destacando os desafios e as potencialidades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) uma Universidade Pública cravada no semi-árido nordestino no interior do Rio Grande do Norte de pautar sua ação política e pedagógica conforme as exigências da atual política educacional para esse nível de ensino. Analisa a relação desta com a Educação Básica a partir do estudo do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais discutindo a educação para a cidadania e a formação cidadã dos futuros professores da educação básica em consonância com a LDB 9.394/96, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura e ainda programas e políticas de orientação para a educação superior que resultaram de conquistas dos movimentos sociais e são propostos por meio das secretarias: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e Secretaria de Educação Superior (SESu). A reflexão insere o estudo de tais temáticas no eixo de temas emergentes que pautam o debate educacional, sobretudo na América Latina e os desafios das universidades que atuam em contexto de periferia na desconstrução da dominação simbólica do colonialismo cultural e construção da globalização alternativa e contra-hegemônica à globalização neoliberal. O estudo evidencia que a idéia de cidadania na sociabilidade contemporânea apresenta uma dubiedade política consequente dos processos de globalização crescente sendo necessário que a perspectiva de educação para a cidadania adotada na formação dos profissionais do ensino e da educação básica seja repolitizada a partir da noção de cidadania coletiva e multicultural apoiada nos princípios de democracia e justiça social, construída, nas interfaces da educação escolar e práticas educativas no entorno social e nos espaços políticos de organização e mobilização coletiva em torno das conquistas pelos direitos civis, sociais, políticos e culturais, e a inclusão de temas e valores emergentes na educação, que interligados e interdependentes, garantem sua efetivação.

Externo à Instituição - GEOVANIA DA SILVA TOSCANO - UERN
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA